Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Evolução do vírus

500 testes de Covid-19 serão aplicados neste fim de semana em Santa Cruz

Foto: Divulgação/Secom

A segunda etapa da pesquisa para identificar a proporção de casos de novo coronavírus será realizada neste fim de semana, dias 25 e 26, em Santa Cruz. A primeira fase ocorreu entre os dias 11 e 13 de abril. Outra vez, serão aplicados 500 testes rápidos na população. Os domicílios serão sorteados por um sistema. Além de testar os moradores, os entrevistadores também passarão informações e farão um levantamento de dados. Os entrevistadores são profissionais e estudantes da área da saúde.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, a realização dos testes permitirá saber a evolução do vírus em Santa Cruz. “A partir das respostas do estudo, poderemos definir e reavaliar medidas, além de conhecer o melhor caminho para enfrentamento à pandemia.”

LEIA MAIS: Pesquisa aplica 200 testes rápidos em Santa Cruz e todos têm resultado negativo

Publicidade

A reitora da Unisc, parceira na iniciativa, Carmen Lúcia de Lima Helfer, também comenta a ação. “Esta união de universidades, pesquisadores e órgãos públicos de saúde é fundamental para o combate à Covid-19. O vírus é novo para todo o mundo e precisamos entendê-lo para definir nossas ações de enfrentamento. Mais uma vez, colocaremos equipes nas ruas para auxiliar nesta importante iniciativa.”

LEIA MAIS: Mudanças no decreto de Santa Cruz só serão definidas na próxima semana

Saiba mais

Publicidade

O primeiro estudo a levantar a proporção de casos de coronavírus na população do RS inicia a segunda fase da pesquisa no próximo fim de semana, com a meta de realizar 4,5 mil testes rápidos e entrevistas em nove cidades gaúchas entre os dias 25 e 27 de abril.

A pesquisa inédita, encomendada pelo Governo do Rio Grande do Sul à Universidade Federal de Pelotas (UFPel), irá mapear os casos de coronavírus no estado, avaliar a velocidade de disseminação da Covid-19 e fornecer subsídios para estratégias de saúde pública baseadas em evidências científicas.

LEIA MAIS: Acadêmicos participam de pesquisa para adquirir experiência

“O grande diferencial de nosso estudo é fazer o levantamento global de quantas pessoas já tiveram contato com o vírus, independentemente de apresentarem sintomas, além de acompanhar a evolução quinzenal do contágio no estado”, afirma o coordenador geral da pesquisa e reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pedro Hallal. “Essa segunda etapa vai permitir uma compreensão mais clara do avanço do vírus em diferentes regiões”, acrescenta.

Publicidade

LEIA MAIS
Unisc recebe Extrator de RNA que possibilita a realização de testes
Prefeitura de Santa Cruz vai investir R$ 400 mil para realizar testes no município

Estudo mobiliza rede de doze universidades e tem apoio de órgãos de segurança pública

Para realizar as entrevistas e testes rápidos para a Covid-19 na população, entrevistadores da pesquisa irão visitar quinhentos domicílios neste fim de semana em cada uma das cidades sentinela das regiões demográficas do RS segundo critérios do IBGE: Pelotas, Porto Alegre, Canoas, Santa Maria, Uruguaiana, Santa Cruz do Sul, Ijuí, Passo Fundo e Caxias do Sul. Ao todo, são 4,5 mil participantes da amostra. Em cada município, são sorteados aleatoriamente os domicílios que entram no estudo; e em cada domicílio, um novo sorteio determina o morador que irá realizar o teste rápido.

“É muito importante que os moradores recebam os entrevistadores e participem do estudo para que possamos coletar as informações necessárias e estimar a real dimensão do coronavírus na população”, comenta a epidemiologista Mariângela Silveira, que integra a comissão de pesquisa na UFPel.

Todos os entrevistadores – profissionais voluntários da área de saúde – têm identificação do estudo e vestem equipamentos de proteção individual – máscaras, óculos, luvas e jalecos. A pesquisa tem o apoio das secretarias de saúde, centros de vigilância epidemiológica e órgãos de segurança pública dos municípios. “Sabemos que muitos moradores têm receios de golpes. Em caso de dúvida, pedimos que liguem para o telefone da Brigada Militar ou Guarda Municipal para checar a abordagem em suas casas. Esses órgãos também estão informados sobre os locais de atuação da pesquisa”, completa a pesquisadora.

Publicidade

LEIA MAIS: Entenda a diferença entre os testes que identificam o novo coronavírus

Teste rápido é feito a partir de uma gota de sangue, retirada da ponta do dedo do examinado

Durante a visita, os entrevistadores aplicam um breve questionário e coletam uma amostra de sangue (uma gota) da ponta do dedo do participante, que será analisada pelo aparelho de teste em aproximadamente 15 minutos. O teste rápido detecta a presença de anticorpos, que são defesas produzidas pelo organismo somente depois de sete a dez dias da data de contágio pelo vírus. Dentro desse período, o resultado pode apontar negativo, mesmo que a pessoa tenha contraído o coronavírus. Em caso de resultado positivo, os participantes recebem um informativo com orientações e, em seguida, são contatados para acompanhamento e suporte da secretaria de saúde local.

Os custos do estudo, de R$ 1,5 milhão, têm financiamento da Unimed Porto Alegre, do Instituto Cultural Floresta, também da capital, e do Instituto Serrapilheira, do Rio de Janeiro. Os resultados serão divulgados por integrantes da coordenação do estudo e do Governo do RS em aproximadamente 48 horas após a finalização de cada rodada do inquérito populacional.

Para saber mais sobre os resultados da primeira etapa da pesquisa, acesse o site do Centro de Epidemiologia da UFPel em https://bit.ly/fase1-Epicovid19.

Publicidade

Com informações da Assessoria da UFPel.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.