Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Durante a pandemia

Conheça histórias de pessoas que decidiram ajudar quem mais precisa

A solidariedade se multiplica neste período de pandemia e tem se tornado uma das principais armas contra a Covid-19. Muitos voluntários em todo o país têm se mobilizado para ajudar pessoas em estado de vulnerabilidade social. Em Santa Cruz do Sul não é diferente.

Até o momento, a Central de Doações já recebeu mais de 10 toneladas de alimentos. E este número expressivo só foi possível graças ao carinho de pessoas que estão engajadas em vários segmentos da sociedade. Conheça três histórias de gente que entrou nesta batalha e ensina como é possível ajudar quem mais precisa.

Pelas cartas, o carinho de Dulci

Publicidade

Dona Alma conhecia muito bem a filha que tinha. Não adiantava argumentar que vivendo debaixo do mesmo teto estaria mais segura, de que teria o afago do pai e da mãe todas as noites e biscoitos caseiros pela manhã. No ano de 1965, a pequena Dulci Hohgraefe sonhava com um lugar de muito mais oportunidades do que o habitual anoitecer de pouca luz do então distrito de Restinga Seca. Ela queria uma cidade onde poderia se preparar para o mundo do jeito que ela acreditava: estudando sem parar.

E então a filha de dona Alma, com apenas 11 anos de idade, ficou sabendo que em Santa Cruz do Sul havia uma escola, em regime de internato, onde poderia estudar, dormir e brincar. Não pensou duas vezes. No mesmo ano mudou-se para cá, já que a irmã mais velha teria feito o mesmo caminho no passado.

LEIA TAMBÉM: Cerca de 1 mil alunos em situação de vulnerabilidade social recebem cestas básicas

Publicidade

Mesmo com o sofrimento da saudade, por estar longe de dona Alma e seu Reinholdo, a corajosa Dulci nunca deixou cair uma lágrima pela distância e pelas semanas sem se falar. Sem telefone para se comunicar com os pais, as notícias iam e vinham por meio de cartas escritas a lápis em folhas de caderno. E sempre começavam assim: “Mamãe e papai. Estou com saudade, mas fiquem tranquilos que por aqui está tudo bem. Estou aprendendo muitas coisas novas. No Dia das Mães vou pra casa ver vocês, tá bem? Espero que…”, e encerrava dizendo “te amo pai, te amo mãe”.

Dulci viveu e cresceu a maior parte de sua vida estudando e trabalhando, formou-se em Letras, depois fez pós-graduação, mestrado, atuou como professora e coordenadora administrativa por décadas. Agora, aos 66 anos e aposentada, além de atuar como voluntária numa casa espírita e cozinhar para meia dúzia de filhos e netos, Dulci voltou a escrever cartas, mas com um destino diferente: há poucos dias, mandou um bilhete para o supermercado com a lista de compras de alimentos e doou para a Central de Doações da Prefeitura. “Conheço a realidade de muitas famílias e é o mínimo que posso fazer neste momento difícil que vivemos”, conclui.

Dulci Hohgraefe com o neto, Manoel

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz recebe doação de produtos de limpeza e higiene pessoal

Publicidade

A lição que vem de casa

A casa de Maria Eduarda Grassi não tem muros na frente. Ali os moradores da vizinhança chegam, batem palmas ou apertam a campainha e, na porta, quase sempre aparece uma linda menina de cabelos longos. “Oi Duda, tudo bem? Trouxemos mais alimentos”. E então os olhos castanhos de Maria Eduarda, brilham como luzes em noites de Natal.

No Loteamento Jardim das Hortênsias, do Bairro Jardim Europa, todo mundo sabe que quando se trata de ajudar os outros, a ilustre moradora da Rua San Marino agita toda a família. E, por vezes, a vizinhança inteira. Contam os pais, Fernando e Estefânia, que até tampinhas descartáveis são acumuladas pela filha em campanhas pelo meio ambiente. Mas a maior façanha da menina foi em uma iniciativa para arrecadar meias velhas, que seriam transformadas em cobertores para famílias carentes. Foram mais de mil pares coletados.

Publicidade

Agora, no período de pandemia, toda a família Grassi se mobilizou ao encampar a arrecadação de alimentos que foram repassados para a Central de Doações da Prefeitura na semana de Páscoa. Desta vez, no entanto, a Duda não precisou bater de porta em porta à procura de alimentos. Foi o pai, por meio do grupo de WhatsApp, que mobilizou os moradores do bairro.

“Arrecadamos cerca de 180 quilos de alimentos. Agora é um momento que a gente precisa se colocar no lugar do outro e ajudar. Se enfrentar uma situação de pandemia já é difícil, imagina ainda ter que se preocupar com a fome”, finaliza.

Maria Eduarda com os pais, Estefânia e Fernando

LEIA TAMBÉM: Drive-thru deu oportunidade para ajudar e se proteger da Covid-19

Publicidade

De pai para filha

De tanto ajudar os outros, o senhor Fernando Alimena Teixeira ganhou até nome de rua em Pantano Grande. Pai de quatro filhos, e a esposa, professora, seu Teixeira, como era chamado, atuava em uma empresa de calcário até os anos 1990, quando veio a falecer num trágico acidente de trânsito.

Muito religioso e participativo, ele se dedicou em vários segmentos na cidade. Criou um clube de futebol, foi presidente do Círculo de Pais e Mestres (CPM) na escola dos filhos e sempre mobilizava os moradores quando necessário.

Uma de suas filhas, a administradora Andrea Lorber, de 46 anos, agora reside em Santa cruz do Sul e recorda a liderança do pai na época. “Meu pai sempre se preocupou muito com os outros e tinha uma forte atuação na comunidade”, relembra.

Andrea tenta dar seguimento ao legado de Teixiera, ao se envolver o ano inteiro em trabalhos solidários. Agora, neste momento de pandemia, ela e o marido também mobilizaram conhecidos e amigos na arrecadação de alimentos para repassar à Central de Doações da Prefeitura. “Eu não faço isso para querer aparecer. Eu faço porque aprendi com meu pai a fazer caridade”, diz.

Fernando Alimena Teixeira com os filhos e esposa | Foto: Matheus Prestes/Secom

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.