Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Pandemia

Novos leitos de UTI devem estar prontos em Santa Cruz no começo de maio

Foto: Lula Helfer

Com o aumento de casos suspeitos de coronavírus, a procura por atendimento nas casas de saúde tem aumentado. A preocupação maior é com relação aos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Para isso, o Ministério da Saúde vai encaminhar equipamentos ampliando as unidades. Serão 24, 20 em Santa Cruz do Sul (10 no Hospital Santa Cruz e 10 no Hospital Ana Nery) e quatro no hospital São Sebastião Mártir, em Venâncio Aires.

LEIA TAMBÉM: Região tem 45 leitos de UTI e 81 respiradores artificiais

Em entrevista à Rádio Gazeta, o diretor geral do Hospital Santa Cruz, Vilmar Thomé, projetou que esses novos leitos estejam em operação na primeira semana de maio. “De maio a setembro é normal que se tenha essa ampliação dos casos de problemas respiratórios pela questão das estações. E não podemos trabalhar no limite.” Atualmente, segundo ele, a ocupação na UTI adulto está em 50%. “É uma situação administrável, mas sabemos que isso muda em poucos dias. Temos exemplos de cidades como Lajeado e Venâncio que o pico veio muito rápido. Precisamos estar preparados com equipamentos, equipes capacitadas, mas que essa ocupação fique, no máximo, em 80% que já é o limite, mais que isso as urgências podem ser prejudicadas.”

LEIA MAIS: Vale do Rio Pardo terá 24 novos leitos de UTI até o fim de maio

Publicidade

Necessidades
Thomé explica que a maior necessidade hoje ainda é testagem em massa. “O Ministério da Saúde prometeu 46 milhões de testes, mas precisa acelerar o processo para que cheguem até a população. Nós temos feito testagens, em parceria com o município, que apontaram um pequeno grau de contaminação em Santa Cruz, certamente fruto da política de afastamento social colocada em março.”

Outra questão destacada por ele é sobre a dificuldade para aquisição de equipamentos como respiradores e monitores. “Demora cerca de 30 a 45 dias e, no dia da entrega, normalmente atrasa e se pede mais dias. O que falta é essa capacidade de pronta-entrega.”

Colaborou o jornalista Ronaldo Falkenback

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade


Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.