Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CORONAVÍRUS

Quais dados compõem a bandeira laranja atribuída à região de Santa Cruz

Foto: Alencar da Rosa

O novo modelo de distanciamento controlado a ser seguido no Rio Grande do Sul, como parte do enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, foi divulgado na tarde desta quinta-feira, 30, pelo governo do Estado. Em transmissão por vídeo no Facebook, o governador Eduardo Leite e a secretária estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, detalharam a estratégia.

Baseado em uma série de critérios científicos e de pesquisa, quatro estágios de controle a partir de cores de bandeiras foram determinados pelo governo estadual para definir as restrições proporcionais. Elas levam em conta o nível de segurança do contágio da Covid-19 e o respectivo impacto econômico, para setores como educação, comércio, serviços, indústria, transportes e agricultura. As bandeiras vão da amarela, na situação mais branda, passando por laranja e vermelha até a preta, quando seria necessário o isolamento social total (lockdown).


LEIA MAIS: Saiba mais sobre o modelo de distanciamento controlado

Publicidade

A bandeira final de cada região foi calculada a partir de 11 de indicadores, para os quais são atribuídos pesos diferentes, de acordo com a importância do dado. Há uma regra para redução da bandeira: se a região teve cinco ou menos casos confirmados no período de 14 dias, a bandeira é reduzida em um nível.

A região de Santa Cruz do Sul – que engloba ainda Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz – foi classificada com a bandeira laranja. Já a área que conta com Encruzilhada do Sul e Cachoeira do Sul ficou dentro da bandeira amarela.

LEIA MAIS: Segmentação regional e setorial: como funcionará o distanciamento controlado

Publicidade

Nos nove indicadores com dados regionais considerados pelo modelo, a região de Santa Cruz teve três bandeiras laranjas, três bandeiras vermelhas, duas pretas e uma amarela. Os dados do governo do Estado foram atualizados no dia 28 de abril. Veja abaixo a relação entre o indicador e a cor atribuída à situação na região:

Casos confirmados nos últimos sete dias, em comparação aos casos confirmados nos sete dias anteriores – LARANJA

Variação na quantidade de internados em UTI com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) – LARANJA

Publicidade

Variação na quantidade de pacientes com Covid-19 confirmada internados em leitos clínicos – PRETA

Variação na quantidade de pacientes com Covid-19 confirmada internados em UTI – VERMELHA

Relação entre casos ativos e casos recuperados – PRETA – quando o número de recuperados é menor do que o de casos ativos, entende-se que a curva de disseminação do vírus está ainda no início

Publicidade

Número de casos confirmados nos últimos sete dias, para cada 100 mil habitantes – AMARELA

Número de mortes nos últimos sete dias, para cada 100 mil habitantes – LARANJA

Leitos de UTI disponíveis para cada 100 mil habitantes com mais de 60 anos de idade – VERMELHA

Publicidade

Variação na quantidade de leitos de UTI disponíveis em sete dias – VERMELHA

Há dois indicadores que avaliam a situação do Rio Grande do Sul, como um todo: o número total de leitos de UTI disponíveis e a variação desta disponibilidade em sete dias. Em ambos os casos, o Estado teve atribuída a bandeira laranja.

LEIA MAIS: Aulas da rede pública seguem suspensas até junho

Com bandeira vermelha, comércio fecha as portas

Os protocolos do que pode ou não funcionar em cada bandeira ainda estão sendo elaborados pelo governo do Estado. No entanto, a Gazeta do Sul apurou que nas regiões com cores amarela e laranja, os prefeitos podem autorizar a abertura de restaurantes e lanchonetes. Bares não. As regiões de Lajeado e de Passo Fundo foram as únicas do Rio Grande do Sul a receberem classificação de bandeira vermelha e terão o comércio obrigatoriamente fechado já a partir desta sexta-feira, 1º.

Região de Santa Cruz do Sul é a “r_28”

Nenhuma região ficou com bandeira preta neste primeiro momento. As classificações, segundo Eduardo Leite, serão reavaliadas semanalmente e poderão ser alteradas, mediante novos índices e critérios apresentados pelos municípios e regiões.

O governo do Estado lançará ao longo desta sexta-feira um decreto de transição que ficará vigente até a publicação da norma que definirá o distanciamento social controlado no Estado. Na prática, as regras transitórias devem valer apenas durante a semana que vem para que o distanciamento controlado seja implementado na primeira quinzena de maio.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.