Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Distanciamento social

Amvarp considera que a classificação “laranja” é positiva

Foto: Alencar da Rosa

Após a divulgação do novo modelo de distanciamento social, anunciado pelo governador Eduardo Leite (PSDB) na última quinta-feira, 30, a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) avaliou como positiva a classificação de risco “laranja”, imposta à maioria dos municípios da região. Com as diretrizes do Estado ainda em análise, a região aguarda as alterações para realizar adaptações em decretos municipais.

Em entrevista à Rádio Gazeta, o prefeito de Rio Pardo, Rafael Barros (PSDB), atual presidente da Amvarp, confirmou que a nova classificação feita pelo governo do Estado, criando cores para identificar maior e menor risco de contaminação com a Covid-19, demonstra o interesse do governo para o controle da doença no Rio Grande do Sul. “A nossa classificação, em que a maioria dos municípios está na cor laranja, demonstra que as medidas de flexibilização adotadas pelas prefeituras estão corretas. Estamos preservando a vida e mantendo a atividade comercial com restrições”, declarou.

LEIA MAIS: “Não é volta à normalidade”, diz Leite, ao apresentar modelo de distanciamento social controlado

Com a medida anunciada por Leite, as alterações no decreto estadual – no que se refere às regras de distanciamento social – serão feitas sempre aos sábados, para entrarem em vigor na semana seguinte. Com isso, os municípios terão que fazer ajustes em seus decretos todas as semanas. “A cada dia teremos que manter este contato para atualizar as informações e ajustar os nossos decretos. Em determinados momentos poderemos ter que restringir as atividades; em outros, liberar. Este é o efeito sanfona”, confirmou Barros.

Publicidade

Por meio de nota, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul informou no fim da tarde dessa sexta-feira, 1, que o Município está analisando as diretrizes para o distanciamento controlado, anunciadas pelo governador. Segundo o Palacinho, o decreto municipal que flexibiliza a atuação do comércio estará em vigor até o início da próxima semana, quando poderão ser renovadas as atuais regras. Por conta da complexidade das diretrizes estaduais, o Município segue analisando as informações.

Nessa sexta-feira também não foram atualizadas as informações sobre o número de casos suspeitos no município. Até a última quinta-feira, quatro situações de contaminação com o novo coronavírus em Santa Cruz do Sul haviam sido confirmadas. No município, quatro casos estão sob suspeita e 551 pacientes foram atendidos no Hospital de Campanha, instalado no Ginásio Poliesportivo, no Parque da Oktoberfest.

LEIA MAIS: Saiba mais sobre o modelo de distanciamento controlado

Publicidade

Venâncio Aires
O mês de maio começou sem aumentar o número de casos da Covid19 em Venâncio Aires. Os dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que chegou apenas o resultado de um exame particular neste feriado de 1o de maio, e o teste deu negativo para a doença. O número de casos confirmados segue em 37, com seis pacientes internados no Hospital São Sebastião Mártir, quatro na ala especial do coronavírus e dois na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Venâncio Aires contabiliza três óbitos, 14 pessoas já recuperadas e outras 14 em isolamento domiciliar.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.