Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Venâncio Aires

Prefeitura intensifica ações contra o mosquito da dengue

Por conta do aumento do número de casos confirmados de Dengue em Venâncio, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, têm realizado ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, assim como, a Zika e a Chikungunya.

Através de mapeamentos realizados desde a semana passada um dos locais de maior proliferação do vetor no perímetro urbano são as piscinas. Desta forma, uma nova ação para combater os focos do inseto iniciou nessa quinta-feira, 30.

Trata-se da aplicação gratuita de um produto biológico pelas equipes de endemias da Prefeitura diretamente nas piscinas residenciais em desuso no momento ou que, por ventura, não estejam recebendo a aplicação básica de cloro e a circulação de água contida no local com a ativação do motor. O processo pode ser executado com a água que estiver dentro da piscina, sem necessidade de trocar á água, seguindo o que rege o Art. 1º, inciso III do Decreto nº 6.952 de 17 de março de 2020, vigente no Município.

Publicidade

De acordo com o Coordenador da Vigilância Sanitária do Município, Éverton Notti, o processo é simples e eficaz, totalmente gratuito e permanece ativo por 30 dias, não é venenoso, mas é necessário que não haja o contato humano neste período. “Como nós tivemos uma estiagem muito grande não podemos vincular muito a proliferação de mosquitos à precipitação de chuva que tínhamos na época. Então entendemos que um dos grandes problemas da existência do Aedes aegypti em Venâncio Aires está associado à intervenção humana. Cisternas, piscinas, esses tipos de local de depósito, onde o ser humano está fazendo intervenção e mantendo água parada são propícios para o vetor se proliferar”.

Desta forma, quem tem uma piscina ou um vizinho que possui uma piscina com algum tipo de problema, contate os canais da Prefeitura que a equipe irá nessa residência. Notti, ressalta que “ao agendar a visita da equipe para a aplicação do produto, que seja em um dia e horário onde os moradores da residência estejam no local. A maior dificuldade no momento é encontrar os proprietários em casa. Por isso, ao fazer o contato passe um horário em que possam receber esta equipe”.

Para solicitar a aplicação é simples. Acesse o Fiscale e registre um pedido de aplicação do produto ou ligue para os telefones (51) 3983-1000 ou 3983-1033. O momento não é de responsabilizações, penalizações ou multas. A Prefeitura e a Vigilância Sanitária deseja com essa ação, reduzir a infestação e a proliferação do mosquito da dengue na Capital Nacional do Chimarrão.

Publicidade

Nos últimos dias a Prefeitura, em parceria com as empresas Alvo, Biosystem e W&F, têm realizado a dedetização, com uso de larvicidas, para combater os focos em bairros e ruas com locais suspeitos e confirmados da doença. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, já são mais de 1,3 mil casos confirmados no Estado. Este é o ano com maior número de casos de Dengue no RS. Em Venâncio, são 37 confirmados e outros 20 aguardam resultado de exames que foram enviados para análise no Laboratório Central do Estado. No total, 73 pessoas já foram testadas. Destas, 16 negativaram.

LEIA MAIS: Venâncio tem oito casos de dengue confirmados

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.