Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CORONAVÍRUS

Estudo com testes rápidos tem terceira fase neste fim de semana

Foto: Divulgação/Secom

Segunda etapa foi realizada entre os dias 25 e 27 de abril

A primeira pesquisa a estimar o número de pessoas que já contraíram o coronavírus na população inicia a terceira fase de testes rápidos no Rio Grande do Sul. A meta é testar e entrevistar 4,5 mil pessoas, neste sábado, 9, domingo, 10 e segunda-feira, 11, em nove cidades do Estado: Pelotas, Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Passo Fundo, Santa Maria, Ijuí e Santa Cruz do Sul e Uruguaiana.

“Esperamos obter o êxito da etapa anterior, quando alcançamos o máximo de participação dos moradores em todas as cidades do estudo”, diz a epidemiologista Mariângela Freitas, que integra a coordenação do estudo na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

LEIA MAIS: Pesquisa aplica 200 testes rápidos em Santa Cruz e todos têm resultado negativo

Publicidade

A pesquisa inédita, coordenada pela UFPel a partir de parceria com o Governo do Estado, está mapeando os casos de coronavírus e acompanhando, quinzenalmente, a velocidade de disseminação do contágio no Rio Grande do Sul. “É o primeiro estudo a fazer esse levantamento global, incluindo pessoas sem sintomas, e observar a população das mesmas cidades ao longo do tempo”, comenta o coordenador geral do estudo, Pedro Hallal.

O secretário municipal de Saúde de Santa Cruz do Sul, Régis de Oliveira Júnior, lembra que a pesquisa tem apresentado dados importantes para as decisões do Gabinete de Emergências e do prefeito. “Por ela, conseguimos saber que Santa Cruz é uma das cidades em que as pessoas mais saem de casa sem necessidade e que temos a menor incidência de casos do Estado, por exemplo.”

Reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Carmen Lúcia de Lima Helfer destaca que, além da colaboração dos profissionais que estão atuando, também é necessário que a comunidade se conscientize sobre a relevância do estudo. “É um levantamento que nos mostra o caminho que precisamos seguir. Não podemos fazer recomendações e tomar decisões sem conhecer a realidade. E, mais uma vez, a Unisc vai apoiar a iniciativa, pois entendemos a relevância da pesquisa no combate ao coronavírus.”

Publicidade

LEIA MAIS: Entenda a diferença entre os testes que identificam o novo coronavírus

Testes rápidos em crianças

Uma das dificuldades apresentadas nas outras duas etapas da pesquisa com testes rápidos em Santa Cruz, foi a aplicação em crianças. Entretanto, a diretora de Inovação e Empreendedorismo da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Andreia Valim, explica que é necessário que os pais apoiem a testagem. “O teste não é invasivo, é apenas uma picada no dedo. Ele pode nos dar muitas informações, como a manifestação do vírus em crianças, a forma que ele se desenvolve e até mesmo mostrar um número mais real de menores infectados pela doença. É pela segurança e saúde das crianças”, reforça.

Publicidade

Saiba mais:

Nestes sábado, domingo e segunda-feira, entrevistadores da pesquisa irão visitar 500 domicílios selecionados por sorteio em cada município, e aplicar o teste rápido para anticorpos do coronavírus. No domicílio, novo sorteio determina o morador que irá realizar o teste.

Durante a visita, os entrevistadores – profissionais voluntários da área da saúde – coletam uma amostra de sangue (uma gota) da ponta do dedo do participante, que será analisada pelo aparelho de teste em aproximadamente 15 minutos. Enquanto o resultado é processado, os participantes respondem a um breve questionário de informações sociodemográficas básicas, sintomas da Covid-19 nas últimas semanas, busca por assistência médica e rotina da família em relação às medidas de prevenção e isolamento social. Se o resultado for positivo, os profissionais entregam um informativo com orientações e repassam o contato do participante para acompanhamento e suporte da secretaria de saúde do município. 

Publicidade

LEIA MAIS: Acadêmicos participam de pesquisa para adquirir experiência

Em caso de dúvida, os participantes poderão entrar em contato com os órgãos de segurança do município para checar a abordagem à casa. A Brigada Militar e a Guarda Municipal das localidades estão apoiando o estudo e têm informações sobre os locais de visitação previstos na pesquisa.

O cronograma inicial prevê quatro rodadas de exames e entrevistas. As duas primeiras foram realizadas nos fins de semana de 11-13 de abril e 25-27 de abril, e a quarta fase está programada para 23-25 de maio. Ao todo, serão testadas 18 mil pessoas. No entanto, a coordenação da pesquisa e o Governo do RS estudam dar sequência aos acompanhamentos em junho.

Publicidade

A pesquisa tem apoio de uma rede de doze instituições de ensino superior pública e privadas: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA); Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc); Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ); Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Federal do Pampa (Unipampa/Uruguaiana); Universidade de Caxias do Sul (UCS); IMED e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/Passo Fundo), Universidade de Passo Fundo (UPF) e Universidade La Salle (Unilasalle).

LEIA MAIS: Unisc recebe Extrator de RNA que possibilita a realização de testes

Os custos do estudo, de R$ 1,5 milhão, têm financiamento da Unimed Porto Alegre, do Instituto Cultural Floresta, também da capital, e do Instituto Serrapilheira, do Rio de Janeiro.

Os resultados são divulgados por integrantes da coordenação do estudo e do Governo do RS em aproximadamente 48 horas após a finalização de cada rodada do inquérito populacional.

Evidências de etapas anteriores mostraram que os casos notificados da Covid-19 representam uma parcela pequena da população infectada, em comparação com a realidade do número de casos na população. Para cada diagnóstico confirmado da doença no RS, o estudo estima que existem ao redor de doze casos não notificados.

LEIA MAIS: Prefeitura de Santa Cruz vai investir R$ 400 mil para realizar testes no município

A última etapa confirmou também a alta transmissibilidade do vírus no ambiente doméstico. Pela primeira vez, foram testadas as pessoas que moravam com as que tiveram teste positivo para Covid-19. No total, 75% dos que dividiam a residência com o participante com teste positivo apresentaram o mesmo resultado no exame.

Além disso, a pesquisa indica queda da adesão às recomendações de distanciamento social. Dos 4.500 entrevistados, 28,3% disseram sair de casa todos os dias. Na primeira etapa, a proporção era de 20,6%. As cidades onde as pessoas mais saem às ruas diariamente foram Passo Fundo, Ijuí e Santa Cruz do Sul.

Para conhecer em detalhes os resultados da última etapa da pesquisa, acesse a apresentação dos dados em https://bit.ly/EPICOVID19-2ªetapa.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.