Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Coronavírus

Máscaras passam a ser obrigatórias em Santa Cruz

Foto: Alencar da Rosa

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul divulgou na noite desse domingo, 10, o novo decreto municipal, válido até o próximo domingo, 17. Nele, o prefeito Telmo Kirst prorroga as regras para o funcionamento do comércio, com base nas medidas de proteção sanitárias já adotadas na cidade. Além disso, passa a ser obrigatório, a partir desta segunda-feira, 11, o uso de máscaras em todos os locais e por todas as pessoas, exceto dentro de casa. O Poder municipal ainda reforçou que, mesmo com a utilização das máscaras, as pessoas devem manter o distanciamento mínimo.

LEIA TAMBÉM: Prefeito prorroga regras para funcionamento do comércio

No sábado, 9, o Governo do Rio Grande do Sul divulgou a atualização do decreto em que determina novo modelo de distanciamento controlado, que passa a vigorar nesta segunda em todo o território gaúcho. O sistema utiliza 11 indicadores, com dados sobre a disseminação do novo coronavírus e sobre a capacidade de atendimento da rede de Saúde. O Estado foi dividido em 20 regiões, para as quais se atribuem quatro cores de bandeira: amarela, laranja, vermelha e preta (veja abaixo). As bandeiras indicam a gravidade da situação da epidemia na região analisada, sendo a amarela a situação menos grave e a preta a mais grave.

Ao apresentar o modelo, o governo confirmou as cores consideradas por região para a semana. A região de Santa Cruz ficou com a bandeira laranja, e inclui Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz. Pelos protocolos determinados pela Secretaria de Saúde do RS, na região do Vale do Rio Pardo se prevê que sigam fechados casas noturnas, bares, pubs, cinemas, clubes sociais, esportivos e similares. No setor de alimentação, é permitido o funcionamento com telentrega, take away e atendimento presencial restrito. Os restaurantes são proibidos de oferecer bufê. Conforme o governador Eduardo Leite, o horário de funcionamento é definido pela Prefeitura de cada município.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Secretaria de Saúde aponta surto de Covid-19 em clínica geriátrica

De modo simplificado, as cores têm as seguintes indicações:

AMARELA – risco médio/baixo.
A região encontra-se com alta capacidade do sistema de saúde e baixa propagação da doença.

Publicidade

LARANJA – risco médio.
Significa que a região está com um dos dois cenários: média capacidade do sistema de saúde e baixa propagação do vírus ou alta capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus.

VERMELHA – risco alto.
A região encontra-se em um dos dois cenários: baixa capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus ou média/alta capacidade do sistema de saúde, porém alta propagação do vírus.

PRETA – risco altíssimo.
Região encontra-se com baixa capacidade do sistema de saúde e alta propagação do vírus.

Publicidade

REGIÕES
Foram definidas 20 regiões, a partir da junção de algumas das 30 Regionais de Saúde (R01, R02, R03 etc.), de tal modo que existam hospitais de referência para leitos de UTI dentro de cada uma das novas regiões.

Os agrupamentos levam o nome da respectiva cidade mais populosa:

1. Santa Maria (R01 e R02)
2. Uruguaiana (R03)
3. Capão da Canoa (R04 e R05)
4. Taquara (R06)
5. Novo Hamburgo (R07)
6. Canoas (R08)
7. Porto Alegre (R09 e R10)
8. Santo Ângelo (R11)
9. Cruz Alta (R12)
10. Ijuí (R13)
11. Santa Rosa (R14)
12. Palmeira das Missões (R15 e R20)
13. Erechim (R16)
14. Passo Fundo (R17, R18 e R19)
15. Pelotas (R21)
16. Bagé (R22)
17. Caxias do Sul (R23, R24, R25 e R26)
18. Cachoeira do Sul (R27)
19. Santa Cruz do Sul (R28)
20. Lajeado (R29 e R30)

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.