Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Coronavírus

ÁUDIO: MP aumenta o controle sobre lares de idosos após surto de covid-19

Com o surto de Covid-19 em uma clínica de idosos em Santa Cruz do Sul, o Ministério Público do município tem reforçado as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) no combate à pandemia. Em entrevista à Rádio Gazeta na manhã desta segunda-feira, 11, a 1ª Promotora de Justiça Cível, Catiuce Ribas Barin, disse que desde o início da pandemia o MP tem orientado as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) em Santa Cruz.

De acordo com a promotora, o órgão manteve contato com as casas geriátricas por meios virtuais, remetendo todas as orientações da Anvisa direcionadas a essas instituições. “Assim que foi publicada recentemente a portaria da Secretaria Estadual de Saude, o MP imediatamente pediu uma nova recomendação. Nós vínhamos orientando e munindo os proprietários e responsáveis técnicos das ILPIs sobre as normas legais e medidas a serem adotadas para a proteção dos idosos institucionalizados pra evitar que um surto viesse ocorrer no nosso município”, afirmou.

LEIA MAIS: Secretaria de Saúde aponta surto de Covid-19 em clínica geriátrica

Publicidade

Ouça a entrevista completa:

Segundo Catiuce, com o surto é preciso adotar as medidas para conter a disseminação e, assim, buscar o mínimo impacto na vida dos idosos. A promotora salienta que com a constatação de surto casa geriátrica fica restringida a aceitação de novos internos.

As determinações estão no novo decreto municipal divulgado nesse domingo, 10. “Na medida em que constatado o surto, há uma vedação legal para que essa instituição receba novos idosos. Então enquanto nós tivermos com um caso de Covid-19 dentro do local, ele não pode operar novas institucionalizações”, explicou a promotora.

Publicidade

LEIA MAIS: Clínica geriátrica divulga nota após registrar casos de Covid-19

Nas unidades com surto constatado as medidas são mais rigorosas. Apesar do número expressivo de casos na instituição local, não são todos os idosos que vão ser testados. “Se o idoso estiver com sintomas gripais, a Vigilância Epidemiológica tem que ser contatada e notificada para que seja possível a testagem. A imediata comunicação às autoridades sanitárias é de extrema importância.”

Apesar da preocupação dos familiares com os idosos que estão em casas geriátricas, principalmente, na afetada pela covid-19, a recomendação do Ministério é a visita restrita. “Eu acho bem prudente que haja a proibição das visitas onde houve o surto. Isso não significa que o familiar não vai poder ter acesso ao idoso, o acesso vai se dar por meio de contato virtual. Nas outras instituições onde não há o surto, as orientações em relação ao acesso de visitantes vêm pela portaria estadual e a cautela a partir de agora precisa ser redobrada”, salientou.

Publicidade

LEIA MAIS: Casas geriátricas reforçam os cuidados durante pandemia

Entre as medidas a serem adotadas durante as visitações estão a redução no número de visitantes, respeito ao distanciamento mínimo, medição da temperatura e uso obrigatório de máscaras e de álcool gel.

LEIA MAIS 
Santa Cruz registra 10 novos casos de coronavírus em apenas um dia
ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.