Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ABASTECIMENTO

Corsan diz que chuva de 30 milímetros já amenizaria situação do Lago Dourado

Foto: Banco de Imagens/Gazeta do Sul

Desde a última sexta-feira, 8, o nível do Lago Dourado voltou a baixar dois centímetros por dia, reacendendo a necessidade de consumo racional da água em Santa Cruz do Sul. Com vazão abaixo dos 30%, o reservatório necessita de uma chuva volumosa, esperada entre esta segunda-feira, 11, e a próxima quarta-feira, 13, para afastar o risco de racionamento em rodízio no município.

O superintendente regional da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), José Roberto Ceolin Epstein, explica que um volume de 30 a 40 milímetros acumulados, que pode ocorrer no início desta semana, já é capaz de minimizar o problema. “O nível voltou a baixar dois centímetros por dia e isso já era esperado. Talvez a chuva prevista para esta semana ajude a reverter o quadro”, pontuou.

LEIA MAIS: Lago Dourado opera com apenas 30% do volume

Publicidade

Epstein disse que a estiagem colabora para o ressecamento do solo, situação que torna pior o nível do Lago Dourado. Com as precipitações irregulares, e baixos volumes acumulados, a quantidade de água que penetra na terra não é capaz de colaborar para a recomposição do reservatório. “Qualquer volume um pouco maior de chuva nessa hora ajuda muito”, destacou o superintendente regional.

Na última quinta-feira, 7, o prefeito Telmo Kirst (PSD) disse à Rádio Gazeta que a companhia foi “lenta” no cumprimento das exigências de contrato e criticou a perda de 50% do volume de água tratada, por meio de falhas na rede de distribuição.

LEIA MAIS
Prefeito critica Corsan por perdas no sistema de água
Corsan pode iniciar rodízio no abastecimento

Publicidade

Meteorologia projeta até 100 milímetros

Desta segunda-feira, 11, até a próxima quarta-feira, 13, os modelos meteorológicos apontam que pode chover até 100 milímetros no acumulado do Estado. Conforme a MetSul Meteorologia, estas projeções divergem um pouco, mas a previsão quanto à chuva é otimista para esta semana. “No mínimo deve chover 30 milímetros na região dos Vales, o que é muito bom”, avaliou a meteorologista Estael Sias.

Ela conta que o maior volume de chuva deve ocorrer entre estas terça e quarta-feira. Estael revela que os modelos do clima indicam que, entre os dias 21 e 28 de maio, o Rio Grande do Sul terá um aumento no número de precipitações, com maiores volumes. “Esta previsão mostra uma chuva maior e mais abrangente, pois a maior quantidade de precipitação tem se concentrado apenas no Norte gaúcho”, complementou.

Publicidade

LEIA MAIS: VÍDEO: veja como fica o tempo em Santa Cruz durante a semana

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.