Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Boa notícia

Há mais de meio ano não se registrava chuva tão intensa em Santa Cruz

Foto: Rafaelly Machado

O volume de chuva acumulado no mês de maio até o momento é de 83 milímetros, quando a evaporação chega a 26. Somente entre segunda e terça-feira, em 24 horas, foram registrados 69 milímetros. Os dados são da Estação Meteorológica da Unisc. Conforme o coordenador, Marcelino Hoppe, o normal de chuva para o mês é de 120 a 150 milímetros. Já no ano passado, o volume de chuva acumulado no mês foi de 264 milímetros, com 80 de evaporação, sendo um dos maiores dos últimos anos.

Hoppe explicou que o solo deverá se recuperar logo, devido à sua capacidade de armazenar de 100 a 120 milímetros de água, dependendo da região. “Um ou dois dias já serão suficientes. No entanto, os estragos na agricultura causados pela estiagem não se recuperam mais”, lamentou. Até agora, janeiro foi o mês mais chuvoso de 2020 em Santa Cruz do Sul, com volume acumulado de 174 milímetros.

A estação meteorológica da Gazeta Grupo de Comunicações marcou 52,5 milímetros de chuva somente nessa terça-feira, 12. Desde 27 de outubro do ano passado não havia registro de volume semelhante em um único dia no centro de Santa Cruz do Sul. O acumulado neste começo de semana já totaliza 94 milímetros. Desde o período entre 3 e 4 de outubro do ano passado não houve marcas semelhantes em dois dias consecutivos.

Publicidade

LEIA MAIS: Santa Cruz registra a maior chuva diária em 5 meses

Conforme informações da Defesa Civil, na segunda-feira, 11, foram registrados 53 milímetros de chuva, mais do que nesta terça-feira, 12 (34,3 milímetros). No total, o acúmulo pluviométrico dos dois dias é de 87,3 milímetros, segundo a medição informada, do pluviômetro da Defesa Civil.

CHUVA FAVORECE HORTALIÇAS E PASTAGENS

A normalização das chuvas na região vai contribuir para o cultivo de hortaliças e para a semeadura de pastagens de inverno para o gado leiteiro, como aveia e azevém, segundo a Emater/RS-Ascar. De acordo com o técnico agrícola Vilson Piton, embora alguns produtores já tenham feito a semeadura antes da chuva, o desenvolvimento poderá ficar prejudicado. “O azevém, em especial, é uma espécie que se desenvolve mais neste período de março a julho, mas precisa que o solo esteja úmido. Caso contrário, nascerá desinforme.”

Publicidade

A chuva calma e persistente também será benéfica para o desenvolvimento das frutas cítricas, como laranjas e bergamotas. Piton citou, ainda, que servirá para solucionar ou amenizar o problema de escassez ou falta de água potável nas áreas rurais para o consumo dos animais.

LEIA TAMBÉM: Mesmo com açudes secos, produtores mantêm boa qualidade de hortaliças

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.