Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Abastecimento

Rio Pardinho começa a reagir após as chuvas

Foto: Alencar da Rosa

No ponto de captação junto ao Rio Pardinho, nível já subiu 1,20 metro desde domingo

O Rio Pardinho, principal fonte de abastecimento do Lago Dourado em Santa Cruz do Sul, começa a reagir após a chegada das chuvas na região. O último levantamento feito pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), na tarde de quarta-feira, 13, apontou que o nível da régua instalada na barragem subiu aproximadamente 1,20 metro. No domingo, 10, antes das primeiras precipitações, estava em 30 centímetros, e atualmente encontra-se em 1,55 metro.

LEIA MAIS: Chuva eleva o nível do Lago Dourado em 10 centímetros

Segundo o superintendente regional da Corsan, José Roberto Epstein, a medição já teria chegado a zero caso seguisse a forte estiagem. Embora o Lago Dourado desde domingo tenha subido apenas 11 centímetros, Epstein avaliou a situação como positiva e esclareceu que a recuperação do reservatório é lenta, mas que em breve o nível começará a aumentar novamente. “Foi uma chuva muito boa, que fez o rio voltar a correr e despontar na barragem. Para reforçar a recarga no lago, uma bomba de captação na barragem será ligada a fim de captar água”, explica Epstein.

Durante a tarde de quarta, uma equipe da Corsan esteve no local e realizou testes operacionais. A previsão é de que o sistema que fornece uma vazão de 1.080 metros cúbicos por hora seja ativado ainda nesta quinta-feira.

Publicidade

Ponto de captação do Lago Dourado, junto ao Rio Pardinho, em 6 de maio | Foto: Alencar da Rosa

LEIA TAMBÉM: Lago Dourado opera com apenas 30% do volume

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.