Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

COMBATE À COVID-19

Decreto municipal que sai neste sábado deve ser menos restritivo

Foto: Banco de Imagens/Gazeta do Sul

O prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, assina neste sábado, 16, um novo decreto, que reitera o estado de calamidade pública por causa da pandemia do novo coronavírus e estabelece as regras para prevenção da doença no município. O documento deve trazer menos restrições do que as adotadas até aqui. A Prefeitura manteve algumas normas mais rígidas do que as orientações do modelo de distanciamento controlado, adotado pelo governo estadual na última segunda-feira,11, e deve, agora, alinhar as regras locais.

Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107.9 nesta sexta-feira, 15, o prefeito disse que tudo que é permitido no modelo estadual, será permitido em Santa Cruz, com uma exceção. “Vamos, talvez, ter uma exceção, que não quero antecipar agora, mas amanhã (sábado) eu falo, porque o Gabinete de Emergências pediu um pouquinho mais de prazo para estudar, mais uma semana. Mas todas as reivindicações, todas as adaptações que o decreto do governo do Estado permite, nós estamos mudando e fazendo aqui no nosso decreto”.


LEIA TAMBÉM: Paciente internado no Hospital Santa Cruz tem teste positivo para Covid-19

Publicidade

Telmo Kirst disse que aguarda apenas a confirmação da cor da bandeira atribuída à região de Santa Cruz do Sul, para assinar o novo decreto municipal, que está pronto. “Na fala do governador amanhã (sábado), nós saberemos se dentro dos critérios estabelecidos pelo distanciamento social do governo do Estado nós permaneceremos na bandeira laranja ou iremos para outra bandeira, então eu não quero me antecipar em relação a todas essas adaptações que nós já fizemos, antes da fala do governador. Após isso, eu assinarei o decreto da Prefeitura municipal”, afirmou.

Prefeito aguarda indicação formal para o Gabinete de Emergências

Na entrevista, o prefeito de Santa Cruz do Sul também falou sobre a representação da Câmara de Vereadores no Gabinete de Emergências – grupo com representantes de diversos setores que discute medidas de enfrentamento à pandemia em Santa Cruz. O prefeito havia convidado o vereador Alberto Heck (PT) para integrar o comitê, mas o Legislativo defende que o representante seja o presidente da Casa, Elstor Desbessell (PL).

Publicidade

LEIA MAIS:
Telmo convida Alberto Heck para integrar o Gabinete de Emergências
Indicação da Câmara para o Gabinete de Emergências provoca impasse

Telmo Kirst disse que a indicação de Desbessell nunca foi oficializada. “Nunca chegou nenhum tipo de formalização nesse sentido. Então, eu li que haveria uma indicação que traria o nome do presidente da Câmara para compor o Gabinete de Emergências. Ora, se esta indicação tivesse chegado às minhas mãos, formalmente, ele, certamente, estaria indicado”.

“Se houver uma indicação formal da Câmara, indicando o nome do presidente Elstor Desbessell para compor o Gabinete de Emergências, ela será imediatamente acatada por mim. Mas eu já, a essas alturas, depois de tudo o que aconteceu, eu não posso aceitar mais nenhum outro nome, que não seja o do presidente. Então eu considero esse assunto encerrado”, concluiu o prefeito.

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.