Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ABASTECIMENTO

Corsan capta água direto do Rio Pardinho para poupar Lago Dourado

Foto: Rafaelly Machado

Submersas, bombas foram instaladas pela Corsan nas imediações do antigo ponto de captação, próximo da ponte para Vera Cruz

Desde essa sexta-feira, 15, 70% da água consumida em Santa Cruz do Sul vem direto do leito do Rio Pardinho. A chuva do início da semana, acumulada em mais de 70 milímetros em alguns pontos da região, ajudou na recomposição do nível do rio. Com isso, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) voltou a captar água direto do manancial, poupando o Lago Dourado da tarefa de abastecer o município.

O superintendente regional da Corsan, José Roberto Epstein, disse que foram ligadas duas bombas de captação de água junto ao Pardinho. “A primeira foi instalada na quinta-feira, com capacidade de captar 60% da água. A segunda, ligada nessa sexta, elevou para 70%.”

A Corsan planeja para esta segunda-feira a instalação, no rio, de uma balsa com uma terceira bomba, fazendo com que 100% da água destinada ao município saia do Pardinho. “Com isso, a gente acredita que o nível do Lago Dourado, que se elevou em 11 centímetros até agora, comece a subir mais. Enquanto o rio tiver água vamos captar de lá”, contou Epstein.

Publicidade

O superintendente confirmou também que a partir de segunda-feira uma equipe terceirizada irá atuar por 30 dias na detecção de vazamentos invisíveis de água, que passarão por reparos. Atualmente, a perda de água tratada fica na casa dos 50%; porém, não é a metade da água que vai fora. Segundo a Corsan, a perda está relacionada também às ligações clandestinas e à imprecisão nos medidores de algumas residências. “Se metade da água tratada fosse para a natureza, Santa Cruz estaria sob um banhado agora”, disse Epstein.

LEIA MAIS: Rio Pardinho começa a reagir após as chuvas

Vistorias do esgoto estão suspensas
Iniciado durante o ano passado, o processo de vistoria das ligações para coleta e tratamento de esgoto está suspenso. O superintendente da Corsan explica que, por conta das determinações do Ministério da Saúde para o controle da disseminação do novo coronavírus, foram interrompidas temporariamente as visitas às residências dos usuários. “Estamos atendendo apenas quando o consumidor solicita a vistoria da Corsan para a ligação da residência à rede de captação de esgoto”, disse José Roberto Epstein.

Publicidade

Segundo ele, durante o ano de 2019 foram realizadas mais de 2 mil vistorias em imóveis, localizados nos bairros Goiás, Centro, Bom Jesus e Linha João Alves. Nestes endereços já está ocorrendo a cobrança pela disponibilidade de esgoto, no valor de 70% do preço pago pelo consumo de água na residência. “Quem não providenciou a ligação também já está pagando a multa, que é o dobro do valor cobrado pela disponibilidade de quem conectou-se à rede coletora do esgoto.”

LEIA MAIS: Chuva eleva o nível do Lago Dourado em 10 centímetros

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.