Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Prefeitura autoriza praças de alimentação e comércio ganha mais tempo

Foto: Alencar da Rosa

A nova edição do Decreto Municipal de Calamidade Pública, assinado no fim da tarde deste sábado, 16, pelo prefeito Telmo Kirst (PSD) libera o funcionamento das praças de alimentação de shoppings centeres, assim como amplia o horário de funcionamento das academias de ginástica. A medida também libera os clubes sociais e esportivos para o treinamento de atletas e amadores. Outra novidade é a permissão para o comércio operar até 18 horas.

O documento, divulgado no fim da tarde pelo Palacinho, tem 41 páginas e libera a operação da área esportiva dos clubes, restrita à prática de esportes. As regras de funcionamento seguem as mesmas das academias de ginástica, com a obrigação do uso de máscara e a limitação de alunos e professores por espaço. Com a medida, academias que estão instaladas em clubes também poderão funcionar, seguindo as orientações das que já estão em atividade.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz mantém bandeira laranja e prefeitura prepara novas flexibilizações

Publicidade

Já as academias de ginástica seguirão com o atual formato de funcionamento, com as restrições em vigor, porém com a possibilidade de atenderem alunos com hora marcada até as 22 horas. O decreto anterior previa o horário de funcionamento das 6 às 19 horas.

O novo decreto permite a reabertura das praças de alimentação dos shoppings centeres. Nestes ambientes, os serviços de refeições devem ser servidos à mesa, da mesma forma dos restaurantes, devendo o espaço ser novamente isolado após o encerramento do horário permitido. Será necessário ainda manter isolados, por todo o período, brinquedos, bancos, sofás, poltronas e demais áreas comuns de permanência fora das praças de alimentação. Antes da alteração, as empresas instaladas nas praças só podiam funcionar com serviço de telentrega.

Igrejas seguirão fechadas

Publicidade

O novo decreto não libera para o funcionamento igrejas e templos religiosos em Santa Cruz do Sul. O Gabinete de Emergências não autorizou a presença de fiéis nos templos, que seguirão impedidos de realizarem cultos e celebrações físicas, pelo menos durante a próxima semana.

As medidas deste decreto entram em vigor a partir da próxima segunda-feira, 18, e valerão até o domingo, dia 24.

>>> Clique aqui para conferir o decreto.

Publicidade


Grupos de risco têm horário para o transporte coletivo

O novo decreto estabelece também um horário prioritário para que passageiros dos grupos de risco possam utilizar o serviço de transporte público em Santa Cruz do Sul.

A recomendação é que a faixa de horário antes das 8h30 e depois das 16 horas – considerada a de maior movimento nas linhas do Consórcio TCS – seja evitada. Assim, passageiros idosos ou doentes crônicos devem usar ônibus das 8h30 às 16 horas. Os demais horários devem ser evitados.

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.