Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Covid-19

MP faz novas recomendações a clínicas geriátricas para evitar surtos

Foto: Lula Helfer

O Ministério Público de Santa Cruz do Sul encaminhou nesta segunda-feira, 18, para a Vigilância Sanitária do município, um documento com novas recomendações para evitar surtos de coronavírus em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). A divulgação das novas regras ocorre uma semana após a Prefeitura considerar que há um surto na clínica geriátrica Laranjeiras.

De acordo com a promotora de justiça cível em Santa Cruz, Catiuce Ribas Barin, por conta da morte de uma residente da instituição – que é considerada o primeiro óbito por Covid-19 no município –, todas as mortes registradas em ILPIs precisam ser notificadas e testadas para a doença. “Que a Vigilância Sanitária Municipal seja comunicada de todo e qualquer óbito ocorrido na ILPI ou de residente da ILPI. Que as declarações de óbito sejam remetidas à Vigilância Sanitária, para que possa ser feita a análise dessas declarações. E duas questões importantes: que sejam realizados testes de diagnóstico de Covid-19 em residentes de ILPI que vierem a óbito, assim como que não seja feito o embalsamento ou cremação deste residente antes da testagem”, ressaltou.

LEIA MAIS: MP investiga caso de clínica com surto de Covid-19 em Santa Cruz

Publicidade

Além disso, a promotora destaca que todos os casos suspeitos de Covid-19 devem ser comunicados à Vigilância Sanitária Municipal. Conforme Catiuce, as visitas a residentes das duas unidades da clínica Laranjeiras permanecem proibidas devido ao surto. Em outras instituições de longa permanência do município, estão suspensas visitas de menores de 12 anos e de pessoas com sintomas respiratórios.

A promotora orienta que visitas presenciais devem ser evitadas ao máximo e, se ocorrerem, devem ser em acordo entre a clínica e o familiar. Além disso, precisam ser agendadas e o visitante precisa passar por triagem, estar de máscara, higienizar as mãos e manter distância do idoso. Segundo Catiuce, estão sendo replicadas em Santa Cruz recomendações que existem em nível estadual.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.