Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Referência em saúde

Hospital Santa Cruz comemora 112 anos nesta sexta-feira

O Hospital Santa Cruz (HSC) está de aniversário. A instituição comemora nesta sexta-feira, 22, 112 anos de serviços prestados à comunidade. Fundado em 1908, é o principal centro de saúde do Vale do Rio Pardo, com cerca de 23 mil metros quadrados de área construída, 232 leitos e um corpo clínico composto por 242 médicos.

Um fato marcante e que mudou os rumos da história do HSC foi a aquisição pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul, no ano de 2003. A partir daí foram várias conquistas importantes, a maior delas a certificação definitiva como Hospital de Ensino, em 2012, estágio mais elevado que uma casa de saúde deste gênero pode atingir. O hospital passou a oferecer cinco programas de residências médicas e o programa de residência multiprofissional em saúde, que abrange oito áreas, além de receber em média 800 estudantes de diferentes áreas da graduação, pós-graduação e cursos técnicos a cada semestre, qualificando a assistência a toda a comunidade.

LEIA TAMBÉM: Hospital Santa Cruz lança canal com metas de doações e prestação de contas

Publicidade

O HSC também é referência em Alta Complexidade em Traumatologia/Ortopedia – cirurgias eletivas e de urgência para os municípios que compõem a 8ª Coordenadoria Regional de Saúde (sede Cachoeira do Sul) e a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (sede Santa Cruz do Sul) – e em gestantes de alto risco para a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde. Em 2012 obteve o credenciamento como Unidade de Assistência em Alta Complexidade Cardiovascular, tornando-se, dois anos após, Centro de Referência em Alta Complexidade Cardiovascular. Além disso, a Instituição conquistou em 2016 a habilitação de Unidade de Alta Complexidade em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral e, desde 2018, é Unidade de Referência em Oftalmologia. Também possui nível 3 de excelência para a UTI Adulto, que é o nível máximo que pode ser alcançado por uma UTI.

O Hospital Santa Cruz promove ainda campanhas institucionais, como o Amigo HSC (http://amigohsc.com.br), que dá direito a descontos em consultas ambulatoriais adulto, tanto na emergência como em diversas especialidades, internações e exames laboratoriais e de imagem, medicamentos e serviços em caráter particular, além de benefícios em mais de 70 estabelecimentos parceiros. “São diversas as iniciativas e projetos que o HSC tem implementado em parceria com a comunidade, com o objetivo de atender de forma cada vez mais eficiente e resolutiva aos pacientes que procuram os serviços da Instituição, além de oferecer mais conforto aos usuários e seus familiares”, destacou o diretor geral Vilmar Thomé.

LEIA TAMBÉM: Hospital Santa Cruz altera fluxo de atendimento devido ao coronavírus

Publicidade

Comemoração
Para comemorar os seus 112 anos, todos os funcionários serão presenteados com cucas oferecidas pelas empresas parceiras Cucas da Rosana, Doce Mania – Padaria e Confeitaria, Lisaruth Delícias Caseiras, Padaria Panisul, Padaria Roque Schuh, Panificadora Jamaica e Pritsch Casa de Chá e Padaria. A instituição também divulgará um clipe produzido em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio de seu setor de EAD, com uma mensagem para todos aqueles que fazem parte da história do Hospital.

DADOS REFERENTES A 2019
Internações: 11.392
Cirurgias: 12.123
Partos: 2.081
Atendimentos ambulatoriais: 167.506

LEIA TAMBÉM: Morador de Santa Cruz doa R$ 150 mil ao HSC para compra de respiradores

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.