Auxílio emergencial 22/05/2020 21h03

Agência da Caixa terá atendimento exclusivo neste sábado em Santa Cruz

Em Santa Cruz, apenas a unidade do Centro, na Rua Júlio de Castilhos, irá abrir das 8 às 12 horas

A Caixa Econômica Federal terá atendimento diferenciado e exclusivo neste sábado, 23, para os beneficiários do lote mais recente da primeira parcela do Auxílio Emergencial de R$ 600 do Governo Federal que recebem pela Poupança Social Digital. Em Santa Cruz do Sul, apenas a agência do Centro, que fica na Rua Júlio de Castilhos, irá abrir, das 8 às 12 horas. Também poderão sacar os beneficiários do Bolsa Família que já começaram a receber a segunda parcela do auxílio nesta semana. Em todo o país serão abertas 902 unidades.

Conforme o calendário divulgado pelo Ministério da Cidadania, podem sacar a partir deste sábado 2,1 milhões de cidadãos nascidos entre maio e julho constantes no lote mais recente recebido da Dataprev.

LEIA TAMBÉM: RS tem 1,6 milhão de pessoas aptas a receber renda mínima emergencial

O calendário de pagamentos da segunda parcela para os beneficiários do Auxílio Emergencial que integram o Bolsa Família teve início na segunda-feira, 18. No momento, podem realizar o saque 9,5 milhões de pessoas com número final de NIS entre 1 e 5. O calendário deste mês do Bolsa Família segue até a próxima sexta, 29.

A Caixa Econômica Federal ressalta ainda que os trabalhadores que já têm os recursos da segunda parcela disponíveis para movimentação na Conta Poupança Social Digital farão a movimentação dos valores pelo aplicativo Caixa Tem, com a possibilidade de realização de compras e pagamento de contas. Esses não devem ir até as agências neste momento, já que terão que utilizar os recursos por meio do app.

LEIA MAIS: Caixa paga primeira parcela de auxílio emergencial para novos aprovados

Apoio dos municípios

A Caixa fez parcerias com mais de 1.100 prefeituras municipais para a sinalização e organização das filas fora das agências. A partir desta semana, a triagem nas filas foi reforçada, de forma que aqueles que não estão na data respectiva de pagamento em espécie não permaneçam no local.

LEIA MAIS: Começa o pagamento da segunda parcela do Auxílio Emergencial

Segunda parcela antecipada para uso digital

De quarta-feira, 20, até a próxima terça-feira, 26, 31 milhões de beneficiários do Auxílio Emergencial recebem R$ 20,3 bilhões nas contas digitais criadas automaticamente para o público não integrante do Bolsa Família, uma antecipação dos valores do auxílio para movimentação digital, entre compras em sites credenciados para recebimento do cartão de débito virtual e pagamento de contas.

Mas se mesmo com essas possibilidades o beneficiário resolver realizar o saque em espécie, o ministério estipulou um outro calendário, também escalonado por mês de aniversário, iniciando a partir do dia 30 de maio. Nas datas indicadas para o saque em espécie, eventual saldo existente será transferido automaticamente para a conta em que o beneficiário recebeu a primeira parcela, sendo poupança Caixa ou conta em outro banco. A transferência dos valores por meio da conta poupança social digital para outros bancos só poderá ser efetuada a partir do início desse calendário de saque em espécie.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS