Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Durante a pandemia

Cultura discute ações para ajudar os artistas de Santa Cruz

A Secretaria Municipal de Cultura respondeu às questões levantadas em ofício pela Comissão Especial do Conselho Municipal de Cultura (CMC) de Santa Cruz do Sul, sobre a necessidade de um auxílio aos artistas atingidos pelo impacto econômico provocado pela pandemia do novo coronavírus. O documento com estratégias começou a ser elaborado no início de maio, por meio de reuniões virtuais.

A sugestão de ajuda emergencial de R$ 600,00 para aqueles que vivem exclusivamente das atividades culturais será analisada pela Procuradoria Geral do Município. A elaboração de uma lista de entidades, agentes e artistas cadastrados, no site da Prefeitura, para uma possível contratação, também é uma reivindicação que será atendida, a partir de segunda-feira. O cadastro de pessoas ligadas às atividades culturais no município será retomado no segundo semestre.

LEIA TAMBÉM: Banda Scala faz live em prol de músicos da região

Publicidade

A Secretaria de Cultura também confirmou que irá elaborar, juntamente com o CMC, uma live solidária com o objetivo de ajudar os artistas em situação de vulnerabilidade. O formato e a data ainda serão discutidos. Na segunda-feira, o CMC fará uma reunião virtual, às 9 horas, para discutir questões como ações durante a pandemia e outros assuntos internos.

O presidente do CMC, Jacson Franco, salienta que a ação busca beneficiar 44 artistas em situação de emergência e que vivem exclusivamente da arte. Eles também serão encaminhados para a lista da assistência social e receberão cesta básica. “Os recursos públicos deste ano que seriam aplicados no setor cultural podem ser revertidos aos artistas. Queremos elaborar um programa de transmissões ao vivo na forma de workshops e apresentações, com um valor estipulado para pagamento de cachê a cada respectiva atividade”, destaca Franco.

LEIA TAMBÉM: Rodada final de pesquisa começa neste sábado

“As transmissões podem ser uma forma de arrecadar alimentos, agasalhos e equipamentos de proteção individual para que sejam distribuídos na comunidade”, completa.

Publicidade

Franco: programa de transmissões ao vivo | Foto: Lula Helfer

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.