Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Covid-19

Região de Santa Cruz entra para a bandeira amarela a partir desta segunda

Foto: Alencar da Rosa

A região de Santa Cruz do Sul passa de bandeira laranja para amarela a partir desta segunda-feira, 25. A nova classificação, divulgada pelo governo do Estado no sábado, 23, faz a área migrar de risco avaliado como médio para baixo. A validade do mapa estadual do coronavírus vai até o dia 31, quando uma nova avaliação deverá determinar se a cor prevalece ou se será alterada.

Além de Santa Cruz, a região classificada como R28, engloba o conjunto de cidades do entorno, que são Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.

LEIA TAMBÉM: Mudança na bandeira amplia as perspectivas para o comércio e a indústria

O secretário de Saúde de Santa Cruz do Sul, Régis de Oliveira Junior, explicou que algumas medidas contribuíram para a melhoria nos índices. “Temos uma rede de atenção à população, com Hospital de Campanha; conseguimos aumentar a oferta de leitos de UTI, que dobrou e agora chega a 20 vagas no Hospital Santa Cruz. Além disso, melhorou a relação de casos ativos e recuperados. Aumentamos também o número de testagens”, afirmou.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Unisc vira protagonista no enfrentamento à Covid-19

A nova bandeira também indica que a situação está mais controlada e, portanto, as atividades sociais e econômicas podem funcionar com menos restrições. O secretário esclareceu que ao longo da semana a Prefeitura pode anunciar novas flexibilizações em razão da mudança determinada pelo governo estadual. “A situação está sob controle em Santa Cruz. No entanto, a flexibilização vai acontecer devagar, pois temos de ter cautela. As medidas deverão ser discutidas por membros do Gabinete de Emergência e pelo prefeito Telmo Kirst”, disse.

Hospital de Campanha, instalado no Ginásio Poliesportivo, é uma das medidas que Santa Cruz adotou para fazer frente à Covid-19 | Foto: Alencar da Rosa

No entanto, o secretário adiantou que o modelo de distanciamento controlado do Estado permite a retomada mais significativa das atividades econômicas. “Um exemplo é a indústria do tabaco, que pode passar de 75% para 100% da capacidade de suas atividades, o que vai possibilitar resultados significativos para a economia da cidade”, esclareceu Régis.

LEIA TAMBÉM: Vale Verde confirma quatro primeiros casos de coronavírus

Para a bandeira prevalecer na cor amarela, ele enfatizou ser importante que a população continue sintonizada e valorizando as ações de controle e de cuidados com a saúde.

Publicidade

Da mesma forma, a promotora do Ministério Público, Nádia Baron Ricachenevsky, que é uma das integrantes do Gabinete de Emergência do município, afirmou que a mudança, mesmo que temporária, é vista com satisfação. “Mostra que estamos no caminho certo, embora seja todo um contexto incerto; e que as medidas adotadas pelo comitê e seguidas pela população estão dando certo.” A ideia, segundo ela, é manter a população mobilizada e vigilante quanto às regras de distanciamento e higienização. “Qualquer descuido poderá acender um sinal vermelho. Não estamos em situação de normalidade, e nem perto disso. Uma série de cuidados deve ser levada em conta”, ressaltou a promotora.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.