Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Abastecimento

Punição para uso indevido de água é suspensa em Santa Cruz

Lavagem de carros estava proibida | Foto: Pixabay

Durante 30 dias os santa-cruzenses foram orientados a fazer o uso racional de água. Por meio de decreto, a Prefeitura estabeleceu uma série de regras para evitar o desperdício. Entre as determinações estavam vedadas as lavagens de carros, fachadas ou quintais, irrigação de jardins, encher piscinas e outros atos que usassem muita água.

No período, conforme o chefe da Unidade Central de Fiscalização Externa (Ucefex) em Santa Cruz, Guilherme Lopes, foram verificadas 47 irregularidades. “Desses 47, 15 foram comerciais, sendo 11 postos de lavagem e quatro empresas que faziam a lavagem de fachadas de prédios. Então, a grande maioria eram de pessoas que estavam fazendo coisas descritas no decreto, como irrigação de áreas, gramados, jardins, lavagem de calçadas ou quintais. A grande maioria [das verificações] também foi na Zona Sul”, destacou, em entrevista à Rádio Gazeta.

LEIA TAMBÉM
Multa para quem desperdiçar água em Santa Cruz pode chegar a R$ 3 mil
Corsan pede que população faça uso consciente da água em Santa Cruz

Publicidade

O decreto encerrou no dia 23 de abril e não foi prorrogado por causa da precipitação dos últimos dias. Nenhuma multa foi aplicada durante o vigor da determinação. No entanto, Lopes destacou que a fiscalização segue para que as pessoas façam o uso consciente de água, mas sem punições.

“Não foi prorrogado o decreto, mas a gente continua fazendo vistorias, orientando o pessoal, fazendo uma campanha mais educativa. O decreto não está valendo, mas a prevenção sempre é bem-vinda.” O trabalho de conscientização vai ser mais intenso, conforme Lopes, nos postos de combustíveis que realizam lavagens. A proposta é que os estabelecimentos criem sistemas de captação e reutilização de água.

LEIA MAIS
Lago Dourado já está com 40% do volume normal
Chuva supera média do mês e faz Lago Dourado subir 13 centímetros

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.