Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PANDEMIA

Amvarp defende adiamento das eleições para 2022

Os prefeitos dos municípios do Vale do Rio Pardo votaram de forma unânime pelo cancelamento das eleições de 2020, durante assembleia nessa sexta-feira, 29, em Santa Cruz do Sul. Em sua primeira reunião como presidente interino da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), o prefeito de Candelária, Paulo Butzge (PSB), colocou em votação a postura da entidade sobre o próximo pleito. Em consenso, os representantes entenderam que o país não está preparado para enfrentar as urnas em 2020.

O presidente interino da Amvarp disse que é impossível a realização das eleições este ano. “Frente a tudo o que estamos vivendo em virtude da pandemia, os gestores da Amvarp apoiam a Proposta de Emenda Constitucional que prevê a unificação dos pleitos em 2022”, afirma Butzge. Na mesma linha, manifestaram-se os demais prefeitos.

LEIA MAIS: Maia estuda eleições para 15 de novembro ou 6 de dezembro

Publicidade

A postura é uma resposta à Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e à Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), que vêm cobrando uma posição das associações sobre o assunto a partir de três possibilidades: eleições municipais em outubro; em dezembro deste ano; ou com o pleito ocorrendo de forma única, junto com as eleições presidenciais, em 2022. A posição da entidade – da realização unificada das eleições daqui a dois anos – será oficiada às entidades municipalistas.

LEIA MAIS: Partidos de Santa Cruz são a favor do adiamento das eleições


Afastamento

Publicidade

O prefeito de Candelária, Paulo Butzge, comentou de forma breve seu ingresso no cargo de presidente interino da Amvarp, após a prisão temporária do presidente e prefeito de Rio Pardo, Rafael Barros, na última quarta-feira. “É uma situação que não comungamos. Compete à Justiça fazer o seu trabalho. Esperamos que essa situação tenha um desfecho favorável à nossa região”, disse.

Paulo Butzge também sugeriu que as reuniões da entidade passassem a ser por videoconferência. “O objetivo desta proposta é tornar a pauta mais enxuta e fazer uma mobilização mais rápida em um menor tempo, debatendo por vídeo assuntos diversos, mas não menos importantes.”

LEIA MAIS:
Gestão temporária do Hospital Regional terá duração de seis meses
Prefeito de Rio Pardo é preso em operação contra desvios na saúde

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.