Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Energia elétrica

Cálculo de fatura por média pode ter levado a contas mais altas, diz RGE

Foto: Tássia Carvalho

Famílias não estão recebendo suas contas de energia elétrica impressas

Casos de faturas de energia elétrica que chegaram com valores acima do normal têm gerado reclamações dos usuários em Santa Cruz do Sul e na região. Procurada, a distribuidora RGE esclareceu a situação através de assessoria de imprensa.

Segundo a companhia, em 24 de março, a Aneel publicou a Resolução Normativa 878/2020, autorizando, por 90 dias, que as distribuidoras de todo o Brasil efetuem o faturamento pela média aritmética dos últimos 12 meses de consumo do cliente, eliminando a necessidade de visita presencial.

Como alternativa para evitar faturamentos por estimativa, a Aneel autorizou aos clientes a possibilidade da realização da autoleitura, sendo o cliente responsável por informar sua leitura por meio dos canais de atendimento da distribuidora. Ambas as opções foram habilitadas e estão disponíveis.

Publicidade

LEIA MAIS: RGE amplia subestação e reforça sistema de energia em Santa Cruz

Conforme informações da assessoria de imprensa, a RGE vem utilizando essa possibilidade apenas em casos de extrema necessidade, uma vez que a circulação de seus colaboradores pode estar restrita em algumas localidades devido a decisões das autoridades municipais. Além das possíveis restrições de circulação, a empresa ficou impossibilitada de fazer a leitura de consumo de todos os clientes da sua área de concessão de 6 a 15 de abril, obedecendo decisão liminar da Justiça do Trabalho, que proibiu as atividades dos agentes comerciais da RGE. Neste período, o faturamento foi realizado pela média dos últimos 12 meses, ou pela autoleitura.

De acordo com a empresa, o processo de leitura e entrega das contas já está normalizado e sendo executado de forma presencial desde 15 de abril, seguindo todas as orientações dos órgãos de saúde. As faturas emitidas em maio estão considerando a leitura real, feita em campo, compensando assim eventuais diferenças no valor das faturas emitidas mediante a média aritmética, seja para mais ou para menos.

Publicidade

LEIA MAIS: RGE adota pagamento de contas por cartão de débito


Alinhamento de consumo

A RGE aponta também que no período de quarentena o consumo pode estar elevado porque as pessoas ficam mais tempo em casa, ou, mesmo, trabalham de casa. A distribuidora faz algumas recomendações aos clientes:

Publicidade

  • Não deixar lâmpadas acesas ou equipamentos ligados sem necessidade;
  • Evitar o abre e fecha da geladeira e acumular roupas para lavar e passar, evitando o liga e desliga de máquinas lavadoras e dos ferros elétricos;
  • Deixar o computador hibernado ou desligado se não estiver utilizando-o;
  • Reduzir o tempo de uso do ar-condicionado.

LEIA MAIS: RGE muda local de entrega das contas de energia elétrica

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.