Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Bandeira amarela

Secretário reforça importância de manter cuidados

Foto: Rafaelly Machado

Autoridades de saúde reforçam que população não pode relaxar nos hábitos de higiene, como usar álcool em geral e máscaras

Com base no protocolo de distanciamento controlado instituído pelo governo estadual, Santa Cruz do Sul foi incluída como região de bandeira amarela. A classificação é determinada pela curva endêmica da Covid-19, em que são avaliados critérios como taxa de ocupação de leitos em UTI nos hospitais e número de casos confirmados. Para que a situação permaneça assim, o secretário de Saúde, Régis de Oliveira Junior, ressaltou que cada pessoa deve fazer sua parte, evitando o colapso do sistema de saúde. “É muito importante que todos mantenham os hábitos de higiene – lavar as mãos com frequência e usar álcool em gel e máscaras, além de cumprir o isolamento social proposto. Temos que evitar que muitas pessoas fiquem doentes e busquem pelo atendimento ao mesmo tempo”, disse.

Na bandeira amarela, o uso de máscara por toda a população é obrigatório. E de acordo com o secretário, a grande maioria da população se adequou às regras. “É normal que tenhamos algumas pessoas com o sentimento de negação da doença e que não tomam os cuidados adequados, mas é um número muito pequeno. Santa Cruz, comparado com outros municípios de mesmo porte, tem um número bem menor de casos. Precisamos manter isso.”

O município, que dispõe de leitos de UTI, testes e Hospital de Campanha, busca neste momento ampliar a capacidade de vagas de UTI. Outras dez foram solicitadas e estão sendo analisadas pelo governo do Estado e Ministério da Saúde. A liberação, que deve ocorrer nos próximos dias, vai contemplar o Hospital Santa Cruz. “A situação está sob controle e servimos de exemplo ao Estado. Nosso desafio agora é manter isso pelos próximos meses”, afirmou o secretário.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz tem 104 casos confirmados de Covid-19

Determinações
Comércio e uso de provadores
– Os cuidados de limpeza, higienização e distanciamento seguem os mesmos. Uma portaria publicada na noite de quarta-feira, 3, pelo governo do Estado prevê a liberação do uso dos provadores de roupas. O secretário Régis de Oliveira Junior explicou que o assunto deverá ser discutido no Gabinete de Emergências e a decisão sai nos próximos dias. Até que ocorra a alteração, o comerciante que for denunciado permitindo o uso do provador de roupas ou de calçados poderá ser autuado pela Vigilância Sanitária. A penalidade vai de advertência até interdição.

Restaurantes – O prefeito Telmo Kirst autorizou na quarta o uso do “bufê servido” nos restaurantes, além das formas já permitidas, como à la carte e drive-thru. O serviço de selfservice continua proibido. No próximo dia 12, excepcionalmente, os restaurantes poderão funcionar das 19 horas às 23 horas.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Brasil ingressa em consórcio global para produzir vacina

Mercados, supermercados e hipermercados – Podem permanecer abertos até as 21 horas. O horário de atendimento de idosos segue das 8 horas às 9h30. Regras de distanciamento e higienização devem ser mantidas.

Máscaras – O decreto não prevê a aplicação de multas. Mas caso alguém seja flagrado pela Brigada Militar sem máscara na rua, poderá receber um termo circunstanciado. As máscaras devem ser usadas tanto em ambientes fechados quanto ao ar livre. Em veículos com mais de um ocupante, o uso se faz necessário.

Condomínios residenciais – Há regras estabelecidas pelos próprios condomínios. Além delas, o decreto municipal define que fica vedado o uso de salões de festa, quiosques, espaços gourmet, salões de jogos, salas de cinema, espaços de recreação e piscinas. Fica o síndico ou o seu representante legal obrigado a manter a higienização das áreas comuns do condomínio e disponibilizar álcool em gel 70% nos acessos de pessoas, elevadores ou portarias.

Publicidade

Transporte público – Seguem com horários reduzidos. A orientação é que os usuários com mais de 65 anos, que queiram garantir a gratuidade da passagem, utilizem o transporte nos horários compreendidos entre 8h30 e 16 horas.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.