Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Epicovid19-BR

Segunda etapa da pesquisa nacional de prevalência da Covid-19 começa nesta quinta

Foto: Divulgação/Secom

A segunda etapa da pesquisa nacional que vai testar 99.750 pessoas de 133 municípios nos estados brasileiros começou nesta quinta-feira, 4, e segue durante todo o final de semana. Por causa da chuva, os trabalhos podem seguir até segunda-feira, 8. Em Santa Cruz do Sul, cerca de 250 domicílios serão visitados em três dias. Os dados irão medir a proporção de pessoas com anticorpos para a doença. Este é o maior estudo em nível mundial de prevalência da Covid-19.

O projeto Evolução da Prevalência das Infecções por Covid-19 no Brasil (Epicovid19-BR), é considerado o maior estudo populacional sobre coronavírus no país e foi planejado para usar uma metodologia similar à das pesquisas eleitorais para estimar o número real de infectados no território nacional. O Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) coordena o estudo, com financiamento do Ministério da Saúde.

LEIA MAIS: Aplicação de testes para pesquisa nacional começa nesta quinta

Publicidade


A pesquisa irá estimar a proporção de pessoas com anticorpos para a Covid-19 e analisar a evolução de casos na população brasileira, por meio de uma amostragem de participantes em 133 “cidades-sentinelas”, que são os maiores municípios das divisões demográficas do país, de acordo com critério do IBGE.

A partir desta sexta-feira, 4, servidores do Ibope visitam residências selecionadas aleatoriamente, devidamente identificados, e as pessoas serão entrevistadas e testadas em casa. Os agentes da pesquisa coletam uma amostra de sangue (uma gota) da ponta do dedo do participante, que será analisada pelo aparelho de teste em aproximadamente 15 minutos. Se o resultado for positivo, os profissionais entregam um informativo com orientações e repassam o contato do participante para acompanhamento e suporte da secretaria de saúde do município, além de orientar para o isolamento.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz participará de pesquisa inédita sobre avanço do coronavírus no RS

Publicidade

O cronograma da pesquisa prevê mais uma fase com coletas de dados previstas para os dias 18, 19 e 20 de junho. Ao final, terão sido realizados mais de 33 mil testes em cada uma das três fases, intercaladas por duas semanas, totalizando quase 100 mil pessoas. Em Santa Cruz, os bairros que receberão a pesquisa, nesta etapa, são Centro, Universitário, Belvedere, Gloria, Esmeralda, São João, Várzea, Bom Jesus, Santuário, Faxinal, Arroio Grande, Avenida, Senai, Margarida Aurora, Santo Antônio, Piratini e Renascença.

Os dados coletados também servirão de base para investigações sobre perfil demográfico e socioeconômico, sintomas relacionados à Covid-19, diagnóstico médico de enfermidades potencialmente relacionadas ao prognóstico da doença, uso de serviços de saúde e grau de cumprimento das recomendações de distanciamento social.

LEIA TAMBÉM: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.