Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ

Conselho e Secretaria de Cultura não entram em acordo sobre auxílio a artistas

Foto: Alencar da Rosa

Secretário Marcelo Corá diz que está aberto a novas propostas

A Secretaria de Cultura de Santa Cruz do Sul se manifestou nessa quinta-feira, 4, sobre o projeto para auxílio aos artistas que vivem exclusivamente do trabalho cultural. A proposta previa uma parceria com o Conselho Municipal de Cultura para a realização de lives solidárias com a remuneração de 46 artistas que estão em situação de vulnerabilidade. Seriam repassados recursos da própria secretaria e também poderiam ser arrecadados alimentos. Todas as setoriais estariam envolvidas: artesanato, folclore e tradição, teatro, dança, arte e cultura de rua, música e carnaval.

Porém, o formato sugerido pela secretaria foi recusado pela Comissão Especial do Conselho Municipal de Cultura, criada para debater a questão. “A postura adotada pelo conselho nos surpreendeu. A Secretaria de Cultura se colocou à disposição para auxiliar no que fosse possível e viável, dentro dos princípios legais”, disse o secretário Marcelo Corá. A secretaria e a Comissão Especial realizaram duas reuniões, nos dias 15 e 27 de maio.

LEIA MAIS: Cultura discute ações para ajudar os artistas de Santa Cruz

Publicidade

A pasta propôs duas lives, uma em cada quinzena de junho, no Centro Municipal de Cultura. O valor pago com recursos da secretaria seria de, no mínimo, R$ 16.934,00 para operacionalização, sonorização e cachê de cada artista, com participação de aproximadamente dez minutos. Com a recusa, as lives foram suspensas. “Estamos abertos a novos formatos e possibilidades, dentro do que esteja previsto nos protocolos sanitários”, destacou Corá. Sobre o pedido de repasse de R$ 600,00 como auxílio emergencial aos artistas, Corá salientou que é uma questão com o governo federal. “Já existe um projeto em tramitação no Congresso para aprovar esse auxílio.”

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.