Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

RECUPERAÇÃO

Lago Dourado já dispõe de mais de 50% da capacidade

Foto: Alencar da Rosa

Alento para a população regional depois da seca: o ponto de captação junto ao Rio Pardinho registrava 1,75 metro na tarde de sábado, 6

Motivo de apreensão para a população santa-cruzense no primeiro semestre de 2020, o Lago Dourado começa a recuperar seu volume e afasta a possibilidade de racionamento no município. O reservatório, que no dia 10 de maio chegou a ter apenas 28% de sua capacidade, atualmente opera com 52%. O nível nesse domingo estava em 3,27 metros.

A chuva acima da média registrada no mês de maio, entretanto, levará tempo para ser percebida na prática. De acordo com José Epstein, superintendente regional da Corsan, o lago é alimentado por uma adutora, que puxa água da barragem do Rio Pardinho, e tem vazão limitada. “Mesmo que chova muito, o volume que vai para o lago é limitado. Cem milímetros de chuva se traduzem em apenas 10 centímetros de nível”, explica.

LEIA MAIS:
Nível do Lago Dourado sobe 80 centímetros em 20 dias
Sol ou chuva? Saiba como fica o tempo durante a semana em Santa Cruz

Publicidade

A estiagem já é tratada como superada, e a cidade não corre risco de desabastecimento, mas a Corsan já trabalha em medidas para o futuro. “Há possibilidade de que o próximo verão tenha nova estiagem prolongada. Continuamos as ações já iniciadas para estarmos preparados”, ressalta Epstein.

As chuvas recentes não são boas apenas para o Lago Dourado e o abastecimento doméstico de Santa Cruz do Sul. O setor agrícola, que sofreu grandes perdas devido à seca prolongada, vê com alívio e esperança a mudança no clima.

Conforme Josemar Parise, técnico da Emater/RS, o volume acima da média registrado em maio, complementado pelas chuvas do início de junho, foi decisivo, e é suficiente para recuperar e preparar a terra para as culturas de inverno. “Essa chuva calma e contínua permite que o solo consiga recuperar a umidade e armazenar água, que serve também para abastecer os reservatórios de superfície”, diz. Para os primeiros 15 dias deste mês, a previsão é de mais chuva.

Publicidade

LEIA MAIS: Chuva favorece as pastagens de inverno na região

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.