Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Ensino Superior

Unisc decide adiar a volta das aulas práticas

Foto: Rafaelly Machado

Com a retomada, laboratórios e salas de aula funcionarão com apenas 50% de sua ocupação. Plano de retorno da Unisc será concluído e entregue na próxima semana

A retomada das atividades presenciais em laboratórios de ensino e pesquisa, bem como de estágios supervisionados na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), prevista para a próxima segunda-feira, foi adiada, ainda sem data prevista.

Em entrevista à Rádio Gazeta na manhã dessa sexta-feira, 12, o professor e pró-reitor acadêmico da Unisc, Rolf Molz, explicou que a medida atende ao cumprimento de portaria do governo estadual. O Plano de Contingência de Prevenção, Monitoramento e Controle da Transmissão da Covid-19 ainda está sendo elaborado e deverá ser entregue somente no início da próxima semana ao Comitê de Operações Emergenciais (COE) municipal. “A notificação deve ocorrer com cinco dias de antecedência. Como os protocolos ainda estão sendo finalizados, optou-se por não iniciar a retomada das atividades neste momento”, disse.

O conjunto de ações envolve todo o processo dentro da universidade e vai além dos cuidados básicos de equipamentos de segurança e distanciamento. O pró-reitor ponderou a necessidade de engajamento da comunidade acadêmica.“Vamos seguir todas as regras do decreto estadual, não faremos nada a menos do que nos foi exigido. Desta forma, o retorno é viável, possível e seguro”, afirmou .

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Conforme pesquisa Observa DR, Santa Cruz terá duas semanas decisivas pela frente

A instituição fará adaptações do espaço físico para acolher, em especial, alunos pertencentes ao grupo de risco, com atendimentos específicos. A priorização das aulas práticas é para formandos; no entanto, a Unisc vai possibilitar que os demais alunos, que necessitem recuperar o conteúdo do primeiro semestre, que o façam a partir do retorno.

Molz destacou ainda que os 1.200 alunos que deverão retornar às atividades práticas nos próximos dias serão distribuídos em três turnos. Os laboratórios funcionarão com apenas 50% de ocupação. “Existem metodologias diferentes para cada uma das disciplinas práticas que temos. Em alguns casos, das turmas de 30 alunos, apenas 15 estarão no laboratório e outros 15 realizando atividades que serão validadas em experimentos. Ou dividiremos em dois laboratórios ao mesmo tempo”, afirmou. As disciplinas com aulas teóricas que não necessitam de aula prática no momento seguem no modo remoto.

Na semana passada, a universidade implantou um sistema de matrículas online, evitando assim o deslocamento do candidato até a instituição. A apresentação de documentos originais deve ser feita na secretaria quando houver o retorno das aulas. Outra opção é o agendamento de matrículas, sem aglomeração de candidatos.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Pesquisa mostra que 0,5% dos gaúchos possuem anticorpos contra a Covid-19

VESTIBULAR DE INVERNO
O processo do Vestibular de Inverno 2020 terá uma sistemática diferente das edições anteriores. No curso de Medicina, os alunos poderão ingressar por meio da nota do Enem (2015 a 2019), sem a necessidade de fazer prova. Já os cursos de Direito, Enfermagem e Psicologia terão o processo seletivo no próximo dia 19, às 19 horas. Nos demais, as provas serão realizadas por meio de agendamento, que segue até 12 de agosto, a partir das 19 horas.

Durante a aplicação das provas, as salas de aula terão capacidade reduzida de alunos para evitar aglomerações e outras medidas de prevenção serão implantadas para garantir a segurança dos candidatos. As inscrições para os cursos de Direito, Enfermagem, Psicologia e Medicina podem ser feitas até este domingo, 14, no site unisc.br/vestibular.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Estudantes da Unisc terão desconto nas mensalidades de julho e agosto

Cursos na modalidade EaD tiveram aumento na procura
Atualmente a Unisc dispõe de 13 cursos de extensão na modalidade a distância (EaD), em diversas áreas. Diferente dos cursos presenciais, em razão da flexibilidade na hora de estudar e ao baixo custo das mensalidades, a modalidade registra aumento no número de alunos, como explica Rolf Molz. “O crescimento tem sido constante desde o início da oferta e agora é o que mais está sob controle, transcorrendo dentro de sua normalidade, sem aulas a recuperar”, diz. Outro fator positivo, segundo ele, é a possibilidade de ter um número maior de alunos em uma mesma turma. A universidade analisa a implantação de novos cursos; no entanto, a oferta deverá ocorrer apenas para o fim do ano, comenta Molz.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.