Inverno 15/06/2020 07h26

Frio chega forte na região e no Rio Grande do Sul

Santa Cruz do Sul registrou a temperatura mais baixa do ano: 4 graus. Em Herveiras houve zero grau e geada

Depois do calorão com máximas de quase 30 graus e umidade alta na sexta-feira, 12, o frio voltou a aparecer com força no Vale do Rio Pardo nesse fim de semana. Uma massa de ar polar derrubou as temperaturas em todo o Estado, que registrou zero grau em São José dos Ausentes e menos um grau em Cambará do Sul. Em Santa Cruz do Sul, a mínima ficou em quatro graus, temperatura mais baixa do ano até aqui. O frio continuou ao longo do domingo, que esteve gelado mesmo com o sol. A máxima não passou dos 14 graus.

LEIA TAMBÉM: Saiba o que significam as cores do céu nos fins de tarde


Em Herveiras, uma das cidades mais frias da região, houve registro de geada na manhã de domingo, 14, com mínimas que chegaram a zero grau, cobrindo de branco a paisagem local. O mesmo pôde ser percebido em Sobradinho, no Centro-Serra, onde fez um grau. Apesar da proximidade do inverno, que começa no próximo sábado, 20, os termômetros devem subir ao longo da semana e o clima de umidade, acompanhado de calor, pode se repetir, bem como a chuva, que chega a partir de quinta-feira, 18.

Para o início da estação mais fria do ano, é bom estar preparado. O sobe e desce do termômetro deve continuar acontecendo e variações de temperatura de mais de 20 graus entre um dia e outro poderão ser percebidas. Para o restante do mês de junho são esperadas temperaturas amenas, acima da média. O frio intenso deve chegar e permanecer somente em julho, se estendendo para agosto. A chuva continuará acima do normal nos primeiros meses do inverno, reduzindo conforme a primavera se aproxima.

LEIA TAMBÉM: Extremosas ganham as cores do outono em Santa Cruz


MAIS LIDAS