Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Agricultura

Volta da chuva favorece a produção de hortaliças em Santa Cruz e região

Foto: Rafaelly Machado

Após a longa estiagem, a regularização das chuvas e as condições meteorológicas favoráveis das últimas semanas trouxeram alento aos produtores de hortaliças e folhosas de Santa Cruz do Sul e região. A produção de culturas como alface, couve, repolho, temperos, couve-flor, brócolis e outras voltou à normalidade. A melhora recente das condições climáticas também possibilitou aos produtores o início do plantio de alho e cebola.

O assistente técnico do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar, Vivairo Zago, explicou que as precipitações registradas ainda em maio possibilitaram uma boa evolução no plantio. “As primeiras chuvas de baixo volume, aliadas às temperaturas favoráveis e à boa incidência de radiação solar possibilitaram que as plantas se desenvolvessem com qualidade. O cenário é de recuperação em muitos cultivos”, afirmou.

LEIA MAIS: Estiagem afeta preço e qualidade de hortaliças

Publicidade

Segundo a Emater/RS-Ascar, volta dos períodos chuvosos ajudou no bom desenvolvimento de hortaliças e folhosas em toda região | Foto: Rafaelly Machado

O sistema de irrigação de muitos horticultores também foi decisivo para garantir um percentual menor de perdas. “Muitos conseguiram garantir os produtos e manter a qualidade”, disse. Já os plantios em áreas maiores, sem irrigação, foram os mais prejudicados. Na região do Vale do Rio Pardo, segundo o assistente técnico, houve prejuízos de 50% nas lavouras de milho, 30% na batata-doce e 30% no aipim, dependendo do manejo do solo.

Zago afirmou, porém, que as perdas não devem provocar desabastecimento desses produtos devido à grande quantidade de área plantada, suficiente para atender tanto o mercado local quanto outras regiões. O preço dos produtos para os consumidores também deve se manter.

LEIA MAIS: Mesmo irrigada, produção de hortaliças registra queda de 35%

Publicidade


Feirantes estão otimistas com o fim do longo período de seca

Embora as perdas provocadas pela estiagem sejam significativas, os horticultores da feira do Parque Oktoberfest estão otimistas com as condições climáticas e a qualidade dos produtos. É o caso da feirante Patricia Nichterwitz, de Linha João Alves. Após prejuízos em diversas culturas, ela comemora o momento atual da produção. “Foi um ano bastante complicado devido à estiagem, mas estamos nos recuperando e a qualidade das plantas está muito boa”, disse.

Patricia conta que diversas foram as alternativas utilizadas na propriedade para driblar a seca. “Temos sistema de irrigação e a água é captada de dois açudes que, por sorte, se mantiveram com um volume bom de água. Além disso, usamos cobertura de sombrite para diminuir a radiação solar e também palha seca na proteção do solo”, afirmou. As perdas maiores foram na plantação de milho e amendoim, que antes eram destinados à comercialização e, agora, servirão apenas para o consumo próprio.

Publicidade

LEIA MAIS: Por dentro da safra: o frio faz bem à agricultura

Feirante Patricia comemora recuperação | Foto: Rafaelly Machado

O produtor Décio José Beckencamp, de Linha Travessa, também afirmou que a volta das chuvas garantiu a qualidade dos produtos e a recuperação do volume de água dos reservatórios. “A temperatura está boa, do jeito que as verduras gostam. Recuperamos o nível de água dos açudes e já estamos refazendo o plantio de mudas de cenoura, beterraba e outras hortaliças”, disse o feirante.

Segundo Beckencamp, perdas irreversíveis, de cerca de 50%, foram registradas nas culturas de aipim. “Uma raiz de aipim que deveria produzir quatro quilos, produziu, no máximo, um quilo. Mesmo com as chuvas, não se recupera mais”, comentou.

Publicidade

Décio José ao lado do filho, Fabricio: “Temperatura do jeito que as verduras gostam” | Foto: Rafaelly Machado

LEIA TAMBÉM: Pesquisa avalia impactos da pandemia na agricultura familiar

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.