Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Terceira fase

Pesquisa nacional de prevalência da Covid-19 começa no domingo

Foto: Divulgação/Secom

Após participar da segunda etapa da pesquisa Epicovid-19 BR, entre os dias 4 e 8 de junho, Santa Cruz do Sul estará novamente na rota dos pesquisadores do Ibope Inteligência. A terceira e última etapa do estudo começa no próximo domingo, 21, e vai até terça-feira, 23. Serão entrevistados e testados 250 moradores do município, sorteados de forma aleatória, totalizando 2 mil no Estado e 33.250 em todo o Brasil.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura alerta para comunicado falso que circula nas redes sociais

Os dados do município na segunda fase mostram que todos os santa-cruzenses testados, em 27 bairros, apresentaram resultado negativo, o que já havia acontecido na primeira fase. A epidemiologista Mariângela Silveira, integrante da coordenação do estudo, pede novamente a colaboração da comunidade. “É fundamental que a população aceite participar. Além de contribuir com o esforço coletivo de enfrentamento da pandemia, o participante tem a oportunidade de ser testado e saber o resultado na hora”, enfatiza. São necessários pelo menos 200 testes para que as estimativas sejam consideradas confiáveis.

Publicidade

A partir de domingo, 21, os servidores do Ibope Inteligência estarão nas ruas de Santa Cruz, das 9 horas às 18h30, identificados com crachá e utilizando os equipamentos de proteção individual, como máscaras, luvas e aventais. O teste consiste na retirada de uma gota de sangue da ponta do dedo de cada participante, que será inserida no aparelho de teste rápido. O resultado sai em 15 minutos. A coordenação informa que todos os pesquisadores foram testados previamente e apresentaram resultado negativo para Covid-19.

LEIA TAMBÉM: Pesquisa mostra que 0,5% dos gaúchos possuem anticorpos contra a Covid-19

Os dados obtidos na segunda etapa mostram que, para cada caso de coronavírus registrado oficialmente, existem outros seis não diagnosticados. O resultado revela ainda que 1,9 milhão de pessoas estão ou foram infectadas pela doença nas cidades pesquisadas, que somam uma população estimada de 68 milhões de pessoas.

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.