Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

IMPOSTO DE RENDA

A uma semana do fim do prazo, 7 mil ainda não fizeram declaração em Santa Cruz

Foto: Agência Brasil

Faltando apenas uma semana para o prazo final de entrega da declaração do Imposto de Renda, 25% dos moradores de Santa Cruz do Sul que têm esta obrigação ainda não encaminharam o documento. Somente no município são esperadas 29,5 mil declarações.

O delegado da Receita Federal em Santa Cruz do Sul, auditor-fiscal Leomar Padilha, explica que na reta final há uma intensificação nas entregas. “Houve um incremento significativo. Somente no fim de semana, mais de 2,3 mil santa-cruzenses encaminharam, o que equivale a mais ou menos 8% do total esperado.”

Até essa segunda-feira, 22, cerca de 22 mil pessoas haviam providenciado a declaração do IR em Santa Cruz do Sul, aproximadamente 75% do projetado pela Delegacia da Receita Federal. No Brasil, a meta para 2020 é de 32 milhões de documentos, dos quais foram entregues 70,24%. No Rio Grande do Sul são esperadas 2,2 milhões de declarações e a Receita já recebeu 73,67%.

Publicidade

LEIA MAIS: Receita abre nesta terça consulta a segundo lote de restituição do IR 2020


Para quem não conseguir concluir a declaração antes do prazo, que se encerra em 30 de junho, a recomendação é entregar na semana que vem mesmo que algumas informações estejam faltando. Conforme Padilha, com a declaração incompleta, o contribuinte pode complementar as informações que faltam e fazer a declaração retificadora, para evitar o pagamento de multa.

Outro cuidado necessário para quem esperou a última hora é não deixar de fora nenhum rendimento auferido e não inserir despesas que efetivamente não teve. Quem não entregar o documento no prazo pagará multa de 1% sobre o imposto devido por mês de atraso, podendo chegar a até 20%. A multa mínima é de R$ 155,74.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Em Santa Cruz, 33% ainda não declararam o Imposto de Renda

Projeto Destinar

Segundo Leomar Padilha, é esperado que os contribuintes destinem na declaração 6% do seu Imposto de Renda para o Fundo do Idoso e o Fundo da Criança e do Adolescente. “Estamos muito otimistas, tendo em vista que nessa pandemia o espírito de solidariedade, compaixão e empatia tem aflorado mais nas pessoas”, acredita. Ele reforça que esta ação não custa nada e que pagando o Darf da destinação, não há nenhum risco de cair na malha fina.

Publicidade

Para o auditor-fiscal, a destinação é muito importante, uma vez que pode ajudar milhares de pessoas e deixar na região um valor próximo a R$ 7,2 milhões que será injetado na economia de Santa Cruz do Sul. “Mesmo aqueles contribuintes que já entregaram a declaração, ou até mesmo já receberam a restituição no primeiro lote, podem destinar. Basta efetuar uma declaração retificadora até o próximo dia 30 e pagar o Darf, também até o dia 30.” No município são 10,5 mil pessoas que declaram usando o modelo completo e que podem destinar.

LEIA TAMBÉM: Receita Federal investiga esquema de fraude na restituição do imposto de renda

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.