Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Fumicultura

Por dentro da safra: o campo de pai para filho

Giovane e seu pai, Aloísio Pedro Weber, que completou 67 anos nessa segunda-feira, 22

Olá, pessoal! Tudo bem? Eis que chegamos ao inverno, e por aqui seguem as tarefas de preparação para mais uma safra. Enquanto encaminhamos as atividades, nos cuidados com as mudas de tabaco e as demais ocupações, nessa segunda-feira, 22, tivemos a alegria de comemorar mais um aniversário de meu pai, seu Aloísio Pedro Weber, que completou 67 anos.

Hoje, fica mais resguardado, mas meus pais ainda plantam 20 mil pés. Menciono meu pai, seu Aloísio, para ressaltar que foi com ele que aprendi a gostar da agricultura. Lembro de quando era menino e acompanhava meus pais, testemunhando a execução das tarefas. Não ia junto para trabalhar, e sim para estar perto deles, pois iam para a lavoura cuidar das tarefas de cada dia. Foi vendo meu pai, seu Aloísio, e minha mãe, dona Rosa, cuidando tão bem de tudo que tomei tanto gosto por estar no meio rural, do que muito me orgulho.

LEIA MAIS: Por dentro da safra: geada para formar gelo sobre os panos

Publicidade

Sucessão rural também no Paraná

Anderson Rebinski e seus irmãos Sérgio e Pedro Ostrovski Rebinski

Uma vez que mencionei meu pai e a sucessão rural aqui em casa, aproveito para referir o exemplo da família Rebinski, de Ivaí, no Paraná – o jovem Anderson Rebinski, de 25 anos, é meu colega na página Fumicultores do Brasil, que juntos conduzimos. Anderson e seus irmãos, Sérgio, 38, e Pedro Ostrovski Rebinski, 40, no início de março perderam o pai, seu Eugênio (a mãe já era falecida).

Eles igualmente herdaram a propriedade, e aprenderam com os pais a gostar do meio rural. Cultivam 140 mil pés de tabaco, sendo que, por lá, agora estão na fase de semear. Anderson salienta o quanto foi importante que seu pai já lhes passasse a propriedade, há uns cinco anos, para terem nela a sua sustentação. Moram em Linha Doutor Silvino Farias, a 23 quilômetros da sede de Ivaí, e são descendentes de ucranianos, etnia muito forte nessa região.

Publicidade

Por dentro da safra

POR DENTRO DA SAFRA | Faz cerca de 45 dias que a safra de tabaco iniciou, oficialmente, com o plantio nas bandejas. As mudas agora já passaram pela primeira poda. No Paraná, no entanto, o cronograma é outro e o plantio está acontecendo agora.

Posted by Portal GAZ on Sunday, June 21, 2020

LEIA MAIS: Por dentro da safra: o frio faz bem à agricultura

Entre mudas de tabaco e Jahres Kartoffel

Publicidade

Eis que entramos no inverno, e é hora de agilizar a poda das mudas de tabaco. Com o calor desses dias, elas crescem muito rápido, e correm o risco de ficarem caneludas, muito espichadas, o que não é aconselhável para a hora do plantio. E lembramos que nesta quarta-feira, 24 de junho, dia de São João, seguimos uma tradição familiar: o plantio de batatinha de ano, a Jahres Kartoffel.

Minha mãe não abre mão de plantar batatinha nesse dia, e bem cedo. Aliás, neste ano teremos companhia nos trabalhos. O jornalista Rodrigo Nascimento e a fotógrafa Rafaelly Machado, da equipe da Gazeta do Sul, vão acompanhar e registrar essa tarefa para todos os leitores da Gazeta e do Portal Gaz. Rodrigo garantiu até que vai ajudar a plantar. Tem tudo para ser divertido, e vocês vão poder conferir em detalhe!

LEIA MAIS: Por dentro da safra: aviários são alternativa de renda

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.