Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Retorno controlado

Menos de 10% dos alunos da Unisc voltam às práticas

Foto: Rafaelly Machado

Verificação de temperatura e check-in no sistema de controle são as chaves de acesso aos laboratórios a partir de hoje; entre 400 e 600 estudantes terão aulas práticas por dia

A partir desta quarta-feira, 24, alunos dos cursos da área da saúde e engenharias retornarão ao uso dos laboratórios na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A retomada das aulas ocorre graças à implementação de tecnologia e com adaptação de turmas para o cumprimento das atividades práticas do semestre. Na média, entre 400 a 600 alunos por dia irão realizar suas aulas práticas, com testagem diária de temperatura e controle de circulação no campus. O percentual fica abaixo do quantitativo de 10% de estudantes da Unisc, que tem aproximadamente 6,5 mil alunos.

LEIA TAMBÉM: Unisc vira protagonista no enfrentamento à Covid-19

Para conseguir retomar as atividades práticas, a Unisc precisou elaborar um plano para aulas. A instituição constituiu um Centro de Operação de Emergências (COE-local) para cuidar da saúde no campus. A professora Andreia Valim é membro do COE-local da universidade. De acordo com ela, há pelo menos 15 dias uma equipe trabalha para possibilitar o reinício de aulas nos laboratórios. O plano foi aprovado pela Secretaria Municipal de Educação. “Reorganizamos as turmas, levando em consideração a área física de cada laboratório e o espaço que será reutilizado. Teremos mais turmas para as mesmas disciplinas”, antecipa Andreia.

A professora explica que apenas os alunos que não fazem parte dos grupos de risco da Covid-19 participarão das atividades presenciais nos laboratórios. “Para todos os que não puderem participar destas aulas será criado um atendimento diferenciado. Por isso, dizemos que é um retorno gradual às atividades no campus”, observa.

Publicidade

LEIA MAIS: Imply Saúde irá auxiliar no retorno das aulas presenciais da Unisc

Monitoramento
Por meio da parceria firmada com a Imply Tecnologia, todos os alunos, professores e funcionários da Unisc precisam registrar entrada e saída no campus. A medida visa controlar o fluxo de pessoas e mapear possíveis áreas de risco de contaminação com o novo coronavírus.

“Todos precisam baixar o aplicativo Imply Cidadão e usá-lo quando vieram para a universidade”, frisa Andreia. O sistema reconhece o cadastro de alunos e fornece, em tempo real, informações sobre a movimentação na universidade.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Estudantes da Unisc terão desconto nas mensalidades de julho e agosto

Ao chegar ao laboratório, o aluno precisa abrir o aplicativo e, com a câmera do celular, ler o QR-Code que identifica o local. Nesta hora, o Imply Cidadão começa a monitorar o aluno. “Além disso, todos passarão pela medição de temperatura. Ao sair, será preciso informar ao aplicativo para gerar o check-out do sistema”.

Alunos que apresentarem sintomas de gripe, ou que na hora da testagem de temperatura registrarem febre, serão acolhidos em um espaço montado junto ao Diretório Central dos Estudantes (DCE). “Alunos e professores do Curso de Medicina farão este acolhimento e irão monitorar quem apresentar sintomas.”

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.