Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Cuidado

VÍDEO: MetSul alerta para ‘ciclone bomba’ no Rio Grande do Sul

Foto: Reprodução

A formação de um tipo de ciclone considerado raro vai marcar as condições do tempo no Rio Grande do Sul ao longo desta terça, 30, e da quarta-feira, 1º de julho. A MetSul Meteorologia afirma que o sistema está no estágio inicial e vai provocar impactos nas regiões Sul e Sudeste do País, com chuva intensa, tempestades isoladas e vento forte.

O evento é chamado de ‘bomba meteorológica’ ou ‘ciclone bomba’. Ele ocorre quando a pressão atmosférica no centro do sistema cai muito rapidamente, em um curto espaço de tempo. É exatamente isso que vai acontecer no oceano Atlântico, na altura do Sul brasileiro.

LEIA MAIS: Confira como está o tempo em Santa Cruz do Sul agora

Publicidade

Nesta terça-feira, a área de baixa pressão traz chuva volumosa entre o Centro e o Norte do Rio Grande do Sul. São esperados acumulados de até 150 milímetros ao longo do dia, inclusive para o Vale do Rio Pardo, com elevado risco de alagamentos. Temporais isolados com vento e granizo já foram registrados em alguns municípios. No fim do dia, o vento se intensifica com o início do ingresso de uma massa de ar polar.

Na quarta-feira, a região de Santa Cruz do Sul pode ter rajadas acima dos 80 quilômetros por hora. O vento será mais intenso junto ao Litoral, quando pode atingir até 120 quilômetros por hora. A MetSul alerta que podem ocorrer danos como queda de árvores, destelhamento de casas e colapso de estruturas. A sensação de frio também marcará o dia. Há uma pequena chance de neve nos Campos de Cima da Serra e no Planalto Sul Catarinense. Para o Litoral gaúcho, a tendência é de ressaca e elevação forte da maré.

A partir de quinta-feira, 2, o ciclone começa a diminuir os efeitos sobre o Rio Grande do Sul mas o frio ganha intensidade. No amanhecer de sexta-feira, o Vale do Rio Pardo pode ter registro de geada em diversos pontos.

Publicidade

LEIA MAIS: Chuva, temporal, vento e frio intenso: veja previsão para a semana

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.