Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Rio Grande do Sul

Ciclone causa morte no Estado e segue o alerta de ventos de 100 km/h

Em Porto Alegre, há ruas bloqueadas por queda de árvores e semáforos estão desligados | Foto: EPTC Porto Alegre/divulgação

O Estado está sob o efeito de um tipo de ciclone considerado raro desde essa terça-feira, 30. A chuva intensa e o vento forte já causaram diversos estragos e também uma morte. Vanderlei Oliveira, 53 anos, morreu soterrado por um deslizamento de terra enquanto trabalhava na construção de um tapume, em Nova Prata. Além disso, cerca de 895 mil pessoas estão sem luz no Rio Grande do Sul.

O alerta segue nesta quarta-feira, 1º, quando a intensidade do vento pode chegar a até 100 quilômetros por hora em Santa Cruz do Sul. No Vale do Rio Pardo não foram registrados estragos ao longo da terça e madrugada de quarta.

LEIA MAIS: VÍDEO: MetSul alerta para ‘ciclone bomba’ no Rio Grande do Sul

Queda na temperatura
Com a passagem do ciclone, a temperatura começa a cair. Segundo a Metsul Meteorologia, nesta quarta, na região, o dia será nublado, com chuvas e eventuais aberturas de sol. Os termômetros não devem passar dos 15 graus e o vento causa uma sensação térmica baixa. À noite, as temperaturas serão menores que 10 graus.

Publicidade

Já quinta-feira, 2, e na sexta-feira, 3, serão dias com sol e nuvens e noites frias. Existe a possibilidade de formação de geada, principalmente na manhã de sexta.

LEIA MAIS: Confira como está o tempo em Santa Cruz do Sul agora

Chuva em Santa Cruz
Em Santa Cruz do Sul, conforme a Defesa Civil do município, o total acumulado pluviométrico foi de 132 milímetros de chuva nas últimas 41 horas. Por volta da meia-noite desta quarta o Rio Pardinho saiu do leito, marcando 7,22 metros. Já por volta das 6 horas, a água estava baixando e a marcação apontou 6,34 metros.

Publicidade

LEIA MAIS: Santa Cruz tem mais de 100 milímetros de chuva em menos de 24 horas

Pelo Estado
Segundo a Defesa Civil Estadual, por enquanto não há registro de desabrigados ou desalojados. As cidades que tiveram mais danos na área urbana são Barracão, Cacique Doble, Carlos Gomes, Itatiba do Sul, Iraí e Tapejara, todas no Norte do Estado. 

Houve transtornos pela intensa ventania como queda de árvores, postes, destelhamentos e colapso de estruturas. Há forte agitação marítima no Litoral do Rio Grande do Sul com elevação da maré e ressaca. Foram suspensas as atividades do Porto de Rio Grande.

Publicidade

Nesta quarta, em Porto Alegre, por causa do vento, ocorre um efeito de afunilamento em função das construções e da topografia. Cidades próximas da Capital como Guaíba, Eldorado do Sul, Viamão, Alvorada, Gravataí e Cachoeirinha também serão atingidas.

LEIA MAIS: Vale do Rio Pardo terá semana com chuva, temporal, vento e frio intenso

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.