Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Novo decreto

Rio Pardo adota medidas mais rígidas dentro da bandeira laranja

Foto: Marília Nascimento

Bancos da Praça da Matriz em Rio Pardo foram isolados

A Prefeitura de Rio Pardo decretou na tarde dessa terça-feira, 30, medidas ainda mais rígidas dentro da classificação de bandeira laranja, no modelo de distanciamento controlado do Governo do Estado, devido à alta curva de ascensão na propagação do coronavírus no município. O documento assinado pela prefeita Rosane Rocha, em concordância com o Comitê de Emergência voltado ao combate da Covid-19, entrou em vigor nesta quarta-feira, 1°, e restringe o funcionamento de comércio, indústria e serviços, conforme as prerrogativas permitidas pelo Estado.

LEIA MAIS: Rigor em vistoria busca conter avanço da Covid-19 em Rio Pardo

Segundo a prefeita, a medida foi adotada diante do preocupante aumento de casos no município e do clamor da comunidade. “Estamos buscando medidas mais enérgicas para conter a propagação da doença na cidade, e uma delas foi adotarmos ações ainda mais rigorosas dentro das previstas para a bandeira laranja”, declarou.

Publicidade

Como estabelecido pelo Governo Estadual, desde o início do plano de distanciamento controlado, os prefeitos podem definir medidas sanitárias mais restritivas do que as determinadas para a área sob uma bandeira específica, com base em fatores predeterminados. Neste sentido, as tratativas foram feitas em comum acordo entre a prefeitura e entidades representativas como Brigada Militar, Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acis), Vigilância Sanitária, com conhecimento prévio do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sindigêneros) do Vale do Rio Pardo.

LEIA MAIS: Surto em casa geriátrica de Rio Pardo é monitorado

Medidas adotadas

Dentre as principais medidas que passarão a ser adotadas, está a redução do horário comercial, assim como o funcionamento com 50% dos colaboradores e acesso reduzido ao interior dos estabelecimentos. O horário passará a ser das 8 horas às 19 horas para supermercados, padarias, farmácias e demais serviços essenciais, e para o varejo das 9 horas ao meio-dia e das 13h30 às 17 horas, com as mesmas normativas de redução de atendimento e circulação de clientes.

Publicidade

Além disto, ficou suspenso o uso de praças para lazer e circulação e a permanência na Praia dos Ingazeiros e Perimetral, exceto para acesso aos restaurantes nos horários permitidos. Nas indústrias locais, também deverá ser adotada a redução do quadro funcional.

LEIA MAIS: Rio Pardo registra terceira morte por Covid-19

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Sucila Leipnitz, o município está adotando uma postura de contenção, por meio de medidas que visam conscientizar a comunidade de que o momento é crucial para tentar estabilizar e reduzir a curva crescente de casos na cidade. “Rio Pardo está seguindo as instruções da Secretaria Estadual de Saúde, onde o risco é calculado de acordo com o cruzamento de 11 indicadores consolidados em dois grandes grupos”, explicou.

Publicidade

O primeiro é a propagação, ou seja, a velocidade do avanço, estágio da evolução e incidência de novos casos sobre a população. O outro é a capacidade de atendimento da rede de saúde. O grau de risco é calculado com pesos diferenciados para cada indicador. “O Comitê de Emergência do município adotou estas restrições devido, principalmente, ao acentuado número de óbitos em relação à quantidade de casos positivados”, disse a secretária.

LEIA TAMBÉM
Rio Pardo registra primeira morte por coronavírus
Confirmada segunda morte por Covid-19 em Rio Pardo

Tanto representantes da Brigada Militar quanto da ACIS e Vigilância Sanitária relataram a resistência da comunidade às medidas de proteção, principalmente ao uso correto de máscara em vias públicas e no interior de estabelecimentos comerciais. “Mesmo com todas as campanhas e ações que estão sendo feitas no município, há uma grande parcela da população que ainda não se conscientizou da seriedade da situação em que nos encontramos. Nosso contágio é comunitário, o que significa que o vírus pode estar em qualquer parte. Se não houver o comprometimento de cada um com sua proteção e a proteção do seu próximo, nenhuma ação será eficaz”, disse o procurador do Município, Hamilton Silveira.

Publicidade

>> Clique para acessar o decreto completo (abre numa nova aba)”>>>> Clique para acessar o decreto completo

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.