Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ

Com 208 milímetros, junho foi o segundo mês mais chuvoso desde 2004

Foto: Rafaelly Machado

O volume de chuva acumulado no mês de junho em Santa Cruz do Sul chegou a 208,1 milímetros, enquanto a evaporação registrada foi de 58,8 milímetros. Os dados são da Estação Meteorológica da Unisc. Somente nesta terça-feira, 30, até as 17 horas, foram verificados 64 milímetros. O normal para o mês, de acordo com o coordenador da Estação, Marcelino Hoppe, seria de 116 milímetros. Em 2019, no mesmo período, o volume de chuva acumulado foi de 67,5 milímetros. Os dados revelam que este é segundo mês de junho mais chuvoso desde 2004, superado apenas pelo recorde de 2014, quando o volume alcançou a 327,3 milímetros.

LEIA MAIS: Expectativa é que o Lago Dourado esteja no nível normal em 20 dias

Hoppe explicou que as precipitações foram suficientes para a recuperação do solo, após os danos causados pela estiagem, que se estendeu por quase de seis meses. “Temos 150 milímetros de sobra, e o solo já está saturado, o que possibilita também a recuperação dos rios”, afirmou.

Publicidade

Segundo dados da Estação Meteorológica da Gazeta Grupo de Comunicações, do início da instabilidade, na segunda-feira, até o fim da tarde dessa terça foram registrados 106 milímetros de precipitação. A chuva foi suficiente para causar pontos de alagamentos em Santa Cruz do Sul, como no trevo da rótula do Posto 2001.

LEIA TAMBÉM: Rio Pardinho está a 50 centímetros do nível de alerta para enchente

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.