Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ALERTA

Pesquisa revela maior incidência do coronavírus em Santa Cruz

Realizado no último fim de semana em Santa Cruz do Sul, o estudo encomendado pelo governo do Estado, em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e apoiado pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), mostrou que o percentual da população com resultado positivo para a Covid-19 é maior do que a média estadual.

LEIA MAIS: Santa Cruz terá nova pesquisa nacional de prevalência da Covid-19

Segundo a professora Andréia Rosane de Moura Valim, diretora de inovação e empreendedorismo da Unisc, a média estadual ficou em 0,47% dos testados com resultado positivo, enquanto em Santa Cruz essa média ficou em 0,60%. Andréia diz que a diferença serve como um alerta para o município e exige ainda mais atenção da comunidade quanto à prevenção. Nessa quinta rodada da pesquisa foram testadas 500 pessoas, definidas aleatoriamente por meio de sorteio, e três delas apresentaram resultado positivo.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Pessoas com mais de 60 anos e sem problemas de saúde poderão voltar ao trabalho em Santa Cruz

Andréia Valim: resultados preocupam | Foto: Alencar da Rosa

Apenas três positivos entre 500 pessoas pode parecer um número pequeno, mas que dispara quando relacionado à quantidade de habitantes do município. “Se a gente for estimar para 130 mil habitantes, que é a população aproximada de Santa Cruz do Sul, nós podemos prever que já temos 780 pessoas com anticorpos, considerando que é uma amostragem aleatória e que de fato representa a população”, explicou. Nas outras quatro rodadas da pesquisa, onde já haviam sido testadas 2 mil pessoas entre abril e maio, somente uma havia apresentado resultado positivo para a Covid-19.

Ao analisar a situação do município em junho, Andréia Valim mostrou-se preocupada. “Nos impactou bastante termos encontrado três. Dos 21 positivos no Estado, três são aqui de Santa Cruz do Sul. Isso nos trouxe a sensação de que temos uma realidade diferente nos meses de junho e julho.”

Publicidade

LEIA MAIS: Rio Grande do Sul tem um infectado a cada 214 habitantes, aponta pesquisa

Ela pediu que a população continue mantendo as medidas de prevenção, como uso de máscara e álcool em gel, e permaneça em isolamento quando possível. Ainda em relação ao isolamento social, um dado chama a atenção: na primeira rodada do estudo, feita em abril, 22% das pessoas afirmaram permanecer todo o tempo em casa, percentual que diminuiu para 12% nessa quinta etapa.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.