Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DISTANCIAMENTO CONTROLADO

Região de Santa Cruz do Sul mantém bandeira laranja

Foto: Alencar da Rosa

Com a piora nos indicadores de propagação da Covid-19 e da ocupação de leitos, o mapa do Rio Grande do Sul pode ficar ainda mais vermelho. A atualização preliminar da nona rodada do Distanciamento Controlado indica que dez regiões estão com risco alto, por isso, receberam bandeira vermelha. Embora representam metade das 20 regiões usadas no modelo, somam 73,4% da população gaúcha (8.310.854 habitantes). Na rodada anterior, eram seis regiões, que representavam 46,1% dos gaúchos. As bandeiras definitivas serão divulgadas na segunda-feira, 6.

As outras 10 regiões ficaram com laranja (risco médio), entre elas a região de Santa Cruz do Sul, que abrange ainda Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.

Por meio da assessoria de imprensa, a Prefeitura de Santa Cruz divulgou o seguinte posicionamento, sobre a manutenção da bandeira: “Para continuar nessa situação ou melhorar, precisamos fazer a nossa parte: manter o distanciamento social e todos os cuidados orientados pelo Ministério da Saúde.”

Publicidade

O Estado segue sem registro de bandeira preta (risco altíssimo), mas, pela primeira vez, nenhuma região foi classificada em amarelo (risco baixo).

LEIA MAIS:
Santa Cruz tem 182 casos confirmados de Covid-19
VÍDEO: “Os próximos 15 dias serão cruciais. Se puder, fique em casa”, alerta governador

O mapa preliminar da 9ª rodada foi divulgado pelo governo no fim da tarde desta sexta-feira, 3. No prazo de 36 horas após a publicação do mapa preliminar, que se encerra às 6 horas de domingo, 5, os municípios podem apresentar recursos sobre as classificações. Na segunda-feira, 6, o Gabinete de Crise analisará os dados enviados e rodará o mapa novamente e, à tarde, divulgará as bandeiras definitivas, que serão vigentes de 7 a 13 de julho.

Publicidade

Conforme a análise preliminar, seis regiões tiveram piora na classificação final e, portanto, terão maiores restrições de suas atividades.Taquara registrou a mudança mais drástica: a região estava com bandeira amarela e passou direto para vermelho. Palmeira das Missões, Pelotas, Erechim e Caxias do Sul, que estavam com bandeira laranja, também migraram para vermelha. Bagé, que estavam em amarelo, foi para laranja. A única região que apresentou redução de risco foi Santo Ângelo, passando de vermelho para laranja.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.