Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Granja estima produção diária de até 24 mil ovos

Foto: Divulgação/Secom

Nessa sexta-feira, empreendedores também deram início ao requerimento para inclusão no Sistema de Inspeção Municipal

Entre o fim deste ano e o início de 2021, Santa Cruz do Sul deverá contar com a primeira granja para produção de ovos comerciais, com capacidade de até 2 mil dúzias por dia, em um investimento inicial de aproximadamente R$ 1,8 milhão. O empreendimento, considerado de médio a grande porte, está na fase de licenciamento e será instalado em uma área de 9 hectares na localidade de Quarta Linha Nova.

O casal de produtores Lauderio Schlee e Maria Vera Knorst Schlee, do município de Morro Reuter e já com larga experiência na atividade, apresentou nessa sexta-feira o projeto da granja aos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura.

Eles também deram início ao requerimento de inclusão no Sistema de Inspeção Municipal (SIM), para adesão ao Sistema Unificado de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/RS). Isso vai garantir a venda do produto em todo o Rio Grande do Sul.

Publicidade

A escolha pelo Vale do Rio Pardo – e mais especificamente, por Santa Cruz do Sul – ocorreu após um minucioso estudo de mercado, segundo os produtores. “Aqui a população praticamente só consome ovos que vêm de fora. Estando no município, vai ficar mais fácil a venda”, disse Laudério.

A pandemia também foi mencionada como mais uma razão pela qual as pessoas querem adquirir cada vez mais produtos locais. O empreendimento, embora ainda em construção, já tem nome, uma homenagem à cultura germânica. “Vai se chamar Alles Blau”, contou o empreendedor.

Para auxiliar o empreendimento em sua fase de instalação, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, já está colaborando na execução da terraplenagem, na construção dos acessos e em melhorias na drenagem do terreno, dentre outras intervenções de infraestrutura. Os incentivos acontecem via Lei de Agroindústria, por meio da Programa Patrulha Agrícola.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Entreposto de ovos vai beneficiar 120 famílias rurais

A ESTRUTURA

O projeto contempla uma estrutura de 4 mil metros quadrados, divididos em aviários, depósito de ração, depósito de esterco e entreposto de ovos. A granja está sendo construída para dar conta do ciclo completo da produção, desde a criação das aves e a produção de ovos propriamente dita até a inspeção, a embalagem, a rotulagem e, por fim, a venda. Nos primeiros dois anos serão instalados cinco aviários, chegando a sete no total.

Os produtores residirão na propriedade e, para isso, já estão construindo a moradia. A mão de obra para tocar a atividade no primeiro ano vai envolver sete trabalhadores, incluindo o casal. Na primeira fase serão adquiridas cerca de 24 mil aves, podendo chegar, conforme as projeções, a 40 mil quando a granja estiver produzindo em sua capacidade máxima.

Publicidade

O secretário municipal de Agricultura, Tiago Staub, afirmou que atender bem o interior é uma determinação do governo Telmo Kirst. “Este investimento consolida a ideia de que o município está prontamente estruturado para receber novos empreendimentos e promover a diversificação e a geração de mais renda para nossos agricultores”, definiu.

LEIA TAMBÉM
Famílias atingidas por estiagem recebem kits para irrigação
Audiência pública vai debater dificuldades enfrentadas pelos produtores de tabaco

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.