Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

VÍDEO: formação de novo ciclone e previsão de chuva preocupa a região

Há chance de temporais na região | Foto: Pixabay

O mês de julho iniciou timidamente no quesito acumulado de chuva em Santa Cruz do Sul, mesmo com a formação e estragos resultantes de um ciclone-bomba. Em comparação com os primeiros seis dias de junho, é possível ver a diferença: no mês anterior, o acumulado era de 61,4 milímetros, enquanto julho teve, desde o dia 1º, o acumulado de 24,9 milímetros.

LEIA TAMBÉM
Ciclone causa morte no Estado e segue o alerta de ventos de 100 km/h
VÍDEO: MetSul alerta para ‘ciclone bomba’ no Rio Grande do Sul


Mas a pouca chuva está com os dias – ou horas – contados, porque a formação de um novo ciclone deve trazer muita água para a Região do Vale do Rio Pardo. Sem bomba no nome, desta vez, o ciclone deve ter grande efeito em Santa Cruz do Sul e municípios vizinhos, mesmo sendo diferente do registrado na primeira semana do mês.

“O novo ciclone extratropical vai se formar junto à Costa, mas este ciclone não terá as mesmas condições, a mesma severidade daquele que se formou na semana passada, que foi um ciclone-bomba, raro. Mas, é claro, os ciclones trazem chuva, trazem vento”, comentou a meteorologista da MetSul, Estael Sias.

Publicidade

LEIA MAIS: Frio e umidade aumentam o risco de doenças respiratórias; veja dicas para prevenir

Conforme a profissional, os ciclones são fenômenos típicos e acontecem com frequência, mas a formação dos dois em sequência pode trazer estragos na região. “É um quadro de alerta porque temos uma situação de vulnerabilidade, com rios mais cheios, com solo encharcado”, explicou Estael. O Vale do Rio Pardo, inclusive, deve ser uma das regiões mais afetadas (veja o vídeo, abaixo).

O também meteorologista da MetSul, Luiz Fernando Nachtigall, afirma que o fenômeno provoca muita chuva, com risco de temporais localizados, entre esta terça e quarta-feira. “O que chama a atenção são as projeções de chuva forte, com alto volume na Região do Vale do Rio Pardo, que pode chegar a 200 milímetros”, disse o meteorologista, à Rádio Gazeta.

Publicidade

Há riscos de deslizamentos, queda de barreiras e cheia dos rios. Depois, a partir de quinta-feira, a previsão indica a chegada de uma massa de ar polar, que deve derrubar a temperatura novamente, apesar do tempo firme. Há, inclusive, chance de geada (veja a previsão abaixo do vídeo).

LEIA TAMBÉM
Santa Cruz registra a menor temperatura do ano durante a madrugada
FOTOS: leitores registram cenas de frio no começo da manhã; veja

Previsão para os próximos dias*:

Segunda-feira: mínima de 10 graus, máxima de 16 graus, sol entre nuvens 
Terça-feira: mínima de 11 graus, máxima de 16 graus, chuva o dia todo
Quarta-feira: mínima de 11 graus, máxima de 15 graus, tempo chuvoso 
Quinta-feira: mínima de 4 graus, máxima de 14 graus, geada e sol
Sexta-feira: mínima de 4 graus, máxima de 15 graus, geada e dia ensolarado
Sábado: mínima de 7 graus, máxima de 22 graus, tempo aberto
Domingo: mínima de 12 graus, máxima de 17 graus, pancadas de chuva à tarde

Publicidade

*Dados obtidos no site do Climatempo às 8h45 desta segunda-feira, 6. A previsão do tempo pode mudar a qualquer momento, sem aviso prévio. 

LEIA TAMBÉM: Após sábado de sol e domingo chuvoso, frio dá uma trégua

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.