Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

EM ALERTA

Risco de cair na bandeira vermelha preocupa em Santa Cruz e região

Foto: Rafaelly Machado

Embora Santa Cruz do Sul e região tenham permanecido na bandeira laranja na nona rodada do mapa de distanciamento controlado do Estado, a incidência de pontos negativos preocupa. Conforme a procuradora-geral do Município de Santa Cruz e integrante do Gabinete de Emergências, Trícia Schaidhauer, a Prefeitura não solicitou a reconsideração da bandeira laranja.

Ela admitiu a preocupação com a possibilidade de a Região 28, na qual o Vale do Rio Pardo se encontra, entrar para a classificação vermelha na atualização da próxima sexta-feira, 10. “Estamos muito apreensivos para semana que vem, porque foi por muito pouco que agora não fomos para a bandeira vermelha.”

A procuradora-geral também comentou o aumento de índices negativos para o Vale do Rio Pardo. “Percebemos não só em Santa Cruz do Sul, mas também em vários outros municípios da Região 28, um aumento significativo de casos. Ao mesmo tempo, vemos um relaxamento da população com os protocolos de distanciamento e higiene que poderá colocar a região em uma bandeira vermelha, o que será trágico para todas as atividades econômicas.

Publicidade

LEIA MAIS: Governo recebe 37 recursos na 9ª rodada do Distanciamento Controlado

Após a divulgação do atual mapa de distanciamento, na última sexta-feira, 3, houve 37 pedidos de reconsideração em todo o Estado. Municípios solicitaram alterações nos dados utilizados para definir as cores das bandeiras. No Rio Grande do Sul são 307 municípios em bandeira vermelha, dos quais 177 podem adotar protocolos previstos na classificação laranja por meio de regulamento próprio.

LEIA MAIS: Bolsonaro sanciona lei que obriga uso de máscara no país

Isso porque se adequam à chamada “Regra 0-0” e não tiveram registro de hospitalização e óbito por Covid-19 de morador nos 14 dias anteriores ao levantamento. Os pedidos de reconsideração passarão por análise do Gabinete de Crise nesta segunda-feira, 6. À tarde, o governador Eduardo Leite fará o anúncio do mapa readequado, com as bandeiras que passarão a valer até a próxima segunda-feira, dia 13.

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.