Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PANTANO GRANDE

Servidores devem manter isolamento, mesmo com segundo teste negativo

Pelo menos 11 servidores públicos da Prefeitura de Pantano Grande, que testaram positivo para a Covid-19 na última sexta-feira, 3, fizeram os exames em laboratório e tiveram diagnóstico negativo. Segundo a Prefeitura, a testagem de laboratório não anula as duas semanas de isolamento social adotada para 64 servidores. Entre os que tiveram teste positivo na sexta estão o prefeito, Cássio Soares (PP), o vice-prefeito, Ivan Trevisan (MDB), secretários municipais e servidores da Administração.

Conforme a assessoria de comunicação da Prefeitura, os testes em laboratório teriam sido feitos por servidores que apresentam sintomas leves da doença, ou estariam assintomáticos, mas teriam tido o resultado positivo nos testes rápidos realizados na última sexta-feira, no município. O prefeito, que está assintomático, confirmou que o resultado positivo, detectado nos testes rápidos realizados na semana passada, segue sendo levado em conta.

LEIA MAIS:
Prefeito de Pantano Grande testa positivo para Covid-19
Pantano Grande tem surto de coronavírus entre servidores municipais

Publicidade


Os dois tipos mais comuns de exame usados no Brasil para detectar casos de Covid-19 avaliam momentos diferentes da infecção e, por isso, podem apresentar resultados diferentes, mesmo que o material para análise tenha sido coletado do mesmo paciente, no mesmo dia. O exame do tipo PCR, feito em laboratório e com resultado mais confiável, analisa a presença do vírus na secreção nasal da pessoa e diz se ela está infectada, mesmo no início da infecção. Já o teste rápido, feito a partir de uma gota de sangue, identifica a presença de anticorpos para o vírus no organismo do paciente, o que quer dizer que o corpo já teve contato com o micro-organismo causador da doença e já produziu defesas contra ele.

Logo, uma pessoa que se infectou há menos de 14 dias, pode não ter sintomas da Covid-19 e ter teste positivo em exame laboratorial, mas negativo em teste rápido; enquanto alguém que já contraiu a Covid-19 e se recuperou vai ter resultado negativo em teste laboratorial, mas positivo no teste rápido.

LEIA MAIS: VÍDEO: saiba qual a diferença entre o teste rápido e o PCR

Publicidade

Decreto com novas medidas de prevenção deve sair nesta terça

Ele prepara para esta terça-feira, 7, um novo decreto municipal. A intenção é determinar que o acesso às lojas e aos supermercados seja feito por um único membro da família e que todos os consumidores tenham a temperatura testada antes do acesso ao estabelecimento. “Esta é mais uma medida de segurança para evitar o avanço da doença em nosso município.”

Até esta segunda-feira, 6, 87 servidores haviam testado negativo para o novo coronavírus. “Por determinação do Ministério da Saúde, estes servidores farão, em dez dias, um novo teste, para descartar a infecção com o novo coronavírus. Aos demais, que testaram positivo, segue a recomendação de isolamento por 14 dias”, complementou o prefeito de Pantano Grande.

Publicidade

Segundo o boletim mais recente da Prefeitura, divulgado na noite desta segunda-feira, 6, Pantano Grande tem, no total, 67 casos de Covid-19. Apenas um destes pacientes é considerado recuperado.

Colaborou o jornalista Rodrigo Nascimento

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.