Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Rio Pardinho sobe e alaga casas no Várzea; chuva atinge 140 milímetros

Foto: Maria Regina Eichenberg

A chuva quase incessante que ocorre desde domingo, 5, já tem reflexos na Praia dos Folgados, no Bairro Várzea, em Santa Cruz do Sul. O Rio Pardinho transbordou por volta das 23 horas dessa terça-feira, 7. Na manhã desta quarta-feira, 8, a Defesa Civil auxiliou cerca de 25 pessoas com transporte para que saíssem de casa e conseguissem passar pela parte alagada. A água já invadiu parte das residências em pontos mais baixos.

Segundo dados da estação meteorológica da Gazeta Grupo de Comunicações, o acumulado de chuva em Santa Cruz, desde terça até por volta de 7h30 desta quarta, chega a 140 milímetros. Somente no Centro, na terça foram 123 milímetros de água. No mês, o acumulado já é de 164 milímetros para uma média mensal de 158 milímetros em julho.

LEIA TAMBÉM
Santa Cruz tem a maior chuva diária para julho em 106 anos
FOTOS E VÍDEO: veja a situação do alagamento no Bairro Várzea

Conforme o coordenador da Defesa Civil de Santa Cruz, tenente José Joaquim Dias Barbosa, os residentes precisam ficar atentos às orientações da equipe. “Pedimos que os moradores fiquem atentos ao nível [do rio] e às informações repassadas, porque a situação está bem delicada, tanto no Bairro Várzea quanto na Travessa Daer e no Corredor Morsch”, disse.

Publicidade

LEIA MAIS: FOTOS: Rio Pardo transborda e invade residências em Candelária

Fotos mostram elevação da água invadindo casa por volta das 8 horas e depois, por volta das 10 horas

O nível do Rio Pardinho, em dados atualizados pela Defesa Civil ao meio-dia desta quarta, havia estabilizado em cerca de 7,4 metros desde o início da manhã. Apesar disso, já inundou toda a parte não pavimentada da Rua Irmão Emílio e as laterais, onde há ruas que estão em partes mais baixas.

A água também chega ao pátio de algumas residências. Ainda há alagamentos na Travessa Daer, no Bairro Bom Jesus, e no Corredor Morsch, no Bairro Dona Carlota. Os arroios Das Pedras, Levis Pedroso, Lajeado e Jacuri tiveram elevação, mas estão dando vazão suficiente às correntezas até o momento.

Publicidade

LEIA MAIS: Defesa Civil de Venâncio e Rio Pardo emite alerta à população

Nível do Rio Pardinho
Terça, 7:
7 horas – 1,80 metros
14 horas – 2,20 metros
16 horas – 3,15 metros
18 horas – 4,70 metros
22 horas – 7,20 metros
23 horas – 7,32 metros

Quarta, 8:
Meia-noite – 7,36 metros
3 horas – 7,40 metros
12 horas – 7,39 metros

Publicidade

Medição realizada na Barragem do Anel de Dom Marco (Rio Pardo):
Montante: Terça-feira: 14,65 metros | Quarta-feira: 14,70 metros
Jusante: Terça-feira: 10,18 metros | Quarta-feira: 10,38 metros

Nível do Rio Jacuí
Medição realizada na Barragem do Fandango (Cachoeira do Sul):
Terça-feira: 17,13 metros | Quarta-feira: 17,40 metros

LEIA MAIS: Moradores do Várzea devem se preparar para enchente, diz Defesa Civil

Campanha do Agasalho

Estava prevista para acontecer no Bairro Várzea nesta quarta-feira, 8, a entrega de doações recolhidas durante a Campanha do Agasalho 2020. A ação, que ocorreria na Escola Guido Herberts, das 13h30 às 15h30, foi adiada, conforme informou a Secretaria de Políticas Públicas de Santa Cruz, em razão dos transtornos causados pela chuva. Ainda não há previsão de nova data para o atendimento no bairro.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Campanha intensifica a distribuição dos donativos

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.