Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Recorde

Santa Cruz tem a maior chuva diária para julho em 106 anos

Foto: Pixabay

A chuva não deu trégua nem por um minuto dessa terça-feira, 7, em Santa Cruz do Sul. E quem achou no mínimo diferente a queda incessante de água, estava certo: as 24 horas compreendidas entre 0h01 e 23h59 deste dia 7 de julho quebraram recorde.

Com o registro, pela estação meteorológica da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), de 116 milímetros, esse foi o dia com mais chuva em Santa Cruz do Sul, em um mês de julho, desde o começo do monitoramento climático no município, no comparativo com a antiga estação do Serviço de Meteorologia do Ministério da Agricultura (entre 1914 e 1968) e com a estação da Unisc (desde 2004).

LEIA MAIS: FOTOS E VÍDEO: veja a situação do alagamento no Bairro Várzea

Publicidade

Conforme o professor de Agrometeorologia do curso de Engenharia Agrícola da Unisc, Marcelino Hoppe, até o momento, o recorde era do dia 23 de julho de 2014, quando foram registrados 104,8 milímetros. À época, a data superou o dia 3 de julho de 1943, de 90,2 milímetros.

O recorde deste mês de julho se confirma novamente quando levado em conta o levantamento da Gazeta Grupo de Comunicações: nas 24 horas do dia 7 de julho, foram 123,4 milímetros marcados pela estação da empresa, localizada no Centro de Santa Cruz.

Apesar da conquista, o dia não superou o maior acumulado para 24 horas na história climática em Santa Cruz, considerando todos os meses do ano, que foi registrado em 8 de outubro de 2015, com 170 milímetros.

Publicidade

CONFIRA TAMBÉM: Veja como está o tempo agora em Santa Cruz

Previsão

Depois de horas de chuva incessante em Santa Cruz do Sul, a tarde e noite desta quarta-feira devem ter alguns períodos curtos de melhora do tempo, conforme o meteorologista da MetSul, Luiz Fernando Nachtigall. Entretanto, segue o alerta de alagamentos e inundações, como a situação que já afeta moradores do Bairro Várzea.

LEIA MAIS: Rio Pardinho sobe e alaga casas no Várzea; chuva atinge 140 milímetros

Já nesta quinta-feira, 9, a instabilidade dá lugar às baixas temperaturas, com a chegada de uma frente fria. A queda acentuada nas mínimas deve vir acompanhada de tempo seco e sol durante o dia, mas apenas até o fim de semana, quando as pancadas de chuva retornam à região.

Publicidade

Os próximos dias em Santa Cruz*:

Quarta-feira: mínima de 10 graus, máxima de 13 graus, tempo chuvoso
Quinta-feira: mínima de 5 graus, máxima de 14 graus, tempo seco com sol
Sexta-feira: mínima de 5 graus, máxima de 19 graus, dia ensolarado
Sábado: mínima de 11 graus, máxima de 23 graus, sol entre nuvens
Domingo: mínima de 12 graus, máxima de 19 graus, pancadas de chuva
Segunda-feira: mínima de 14 graus, máxima de 18 graus, predomínio de sol

*Dados obtidos no site do Climatempo às 10h20 desta quarta-feira, 8. A previsão do tempo pode mudar a qualquer momento, sem aviso prévio.

LEIA MAIS: Deslizamento bloqueia trânsito na ERS-400

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.