Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Chuva

FOTOS: Rio Pardinho começa a baixar e famílias retornam para casa

Foto: Maria Regina Eichenberg

A terça, 7, e a quarta-feira, 8, foram de muita chuva e alagamentos por toda a região. Em Santa Cruz do Sul, conforme dados divulgados pela Defesa Civil, 350 residências foram atingidas pela água. Ao todo, 20 pessoas ficaram desabrigadas. Na manhã desta quinta-feira, 9, elas conseguiram retornar para casa.

As residências atingidas ficam no Bairro Várzea; Travessa Daer, no Bom Jesus; Corredor Morsch, no Dona Carlota; e em Rio Pardinho, no interior. Na noite de quarta, às 20h45 o nível do Rio Pardinho estava baixando e marcava 7,2 metros. Já na manhã desta quinta, 9, a régua marcou 6,7 metros. “Ainda há muita água empossada, tanto do rio como das chuvas, mesmo assim, o Rio Pardinho segue baixando.”

LEIA MAIS: Rio Pardinho sobe e alaga casas no Várzea; chuva atinge 140 milímetros

Publicidade

A situação do Lago Dourado
As chuvas, embora significativas, não foram suficientes para restabelecer o volume total do Lago Dourado, que baixou no período de estiagem. O reservatório está em 4,24 metros, quando o normal é de 4,8 metros. O volume de reservação atual é de 80%. Segundo o superintendente regional da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), José Roberto Epstein, o nível subiu 14 centímetros nos últimos dois dias.

O fato de o reservatório ser alimentado por um sistema de tubulação impossibilita que ele encha com maior rapidez, mesmo com grandes acumulados de chuva, explicou Epstein. “Mesmo que o Rio Pardinho transborde, a vazão da tubulação é limitada. O que mais contribui é a lâmina de chuva. Se chover 100 milímetros, vai contribuir com em torno de 10 centímetros para o lago.”

Publicidade

LEIA MAIS: FOTOS E VÍDEO: veja a situação do alagamento no Bairro Várzea

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.