Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DISTANCIAMENTO CONTROLADO

Região de Santa Cruz fica em bandeira vermelha no mapa preliminar

Foto: Alencar da Rosa

A região de Santa Cruz do Sul está na bandeira vermelha, indicando risco alto relacionado à pandemia de Covid-19, no mapa preliminar do modelo de distanciamento controlado, do governo do Estado. A atualização foi divulgada nesta sexta-feira, 10. Os municípios da região têm até a manhã de domingo para apresentar recurso à classificação. O Executivo estadual divulga respostas aos recursos na segunda-feira e, se mantida, a bandeira vermelha na região passaria a valer na terça-feira, 14.

A Região 28, referenciada por Santa Cruz, abrange ainda Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.

A bandeira vermelha traz restrições mais rígidas de distanciamento social, como, por exemplo, o fechamento do comércio considerado não essencial e a proibição para atendimento presencial em restaurantes e lancherias. Veja mais informações abaixo.

Publicidade

A Prefeitura de Santa Cruz informou que vai apresentar recurso, mas que, se o pedido não for aceito, as regras que valerão no município a partir de terça-feira são as previstas pelo governo do Estado. Santa Cruz do Sul tem 203 casos confirmados de Covid-19, com 57 pessoas que se recuperam em isolamento domiciliar e 145 que se recuperaram da doença. Houve um óbito no município.

No mapa preliminar do modelo estadual, a região de Cachoeira do Sul também aparece na bandeira vermelha. São 15 conjuntos de municípios do Estado nesta classificação, de risco alto. Nestas regiões, vive 84% da população gaúcha. De acordo com o governo do Estado, isto demonstra que o cenário de disseminação do coronavírus e da ocupação de leitos se agrava no Rio Grande do Sul.

LEIA MAIS: Entenda como é a ocupação dos leitos de UTI na região

Publicidade

Estão na bandeira vermelha no mapa preliminar, além das regiões de Santa Cruz e Cachoeira do Sul, Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Capão da Canoa, Palmeiras das Missões e Pelotas, que já estiveram nesta situação durante esta semana; e Taquara, Santo Ângelo, Cruz Alta, Santa Rosa, Erechim, Passo Fundo e Caxias do Sul, que migrariam da laranja para a vermelha. Santa Maria, Ijuí, Uruguaiana, Bagé e Lajeado são as cinco regiões que permaneceram na bandeira laranja.

Embora nenhuma região do Estado tenha sido classificada com risco altíssimo (bandeira preta), tampouco houve classificação de risco baixo (bandeira amarela). Nesta rodada, inclusive, nenhuma região apresentou melhora nos índices.

LEIA MAIS: OMS reconhece formalmente risco de transmissão do novo coronavírus pelo ar

Publicidade

O que muda na bandeira vermelha

A bandeira vermelha representa restrições mais severas. Por exemplo, somente estabelecimentos que vendem itens essenciais podem estar abertos, mantendo 50% dos trabalhadores. Restaurantes e lancherias ficam proibidos de receber clientes no local, mas podem atender em sistema de tele-entrega, drive-thru e pegue e leve.

Nos shoppings, também fica permitido o acesso apenas a serviços essenciais, como farmácias, lavanderias e supermercados, que podem operar com apenas 25% dos funcionários.

Publicidade

As aulas devem ser mantidas apenas de forma remota. Cursos livres, cujo funcionamento seria permitido, com respeito às medidas sanitárias, devem permanecer fechados, assim como escolas de ensino infantil, fundamental e médio e universidades.

Academias, clubes sociais e esportivos (mesmo que com atendimento individual), e serviços de higiene pessoal, como cabeleireiro e barbeiro, por exemplo, passam a ser totalmente vedados. Missas e serviços religiosos podem ocorrer, com até 30 pessoas.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.