Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

REGIÃO DE SANTA CRUZ

Bandeira vermelha se deve, principalmente, à situação na macrorregião e no Estado

Foto: Alejandra De Lucca

Nesta semana, a região de Santa Cruz do Sul teve melhora em três do quatro indicadores específicos da região, no modelo de distanciamento controlado para enfrentamento da Covid-19. Houve melhora nos dados de hospitalizações de pacientes com confirmação de Covid-19, incidência de novos casos na população e na projeção de óbitos para a próxima semana. Por outro lado, o indicador de estágio de evolução da doença, que considera a relação entre casos ativos e casos recuperados, foi para a bandeira preta. Na última semana, registraram-se 61 casos ativos e 72 casos recuperados nos 50 dias que antecederam o início da semana de referência.

Apesar da melhora nos três indicadores, a região teve classificação vermelha no mapa preliminar do governo do Estado, divulgado nesta sexta. Segundo o próprio Executivo estadual, isto se deve à piora da situação na Macrorregião dos Vales e no Estado, de um modo geral.

LEIA MAIS: Região de Santa Cruz fica em bandeira vermelha no mapa preliminar

Publicidade

A macrorregião apresentou um aumento no número de internações em leitos clínicos por Covid-19, tendo crescido de 15 para 22 pacientes na data da apuração. Também houve aumento no número de pacientes internados em UTI, seja por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), seja por confirmados de Covid-19. Registraram-se mais quatro pacientes com SRAG e cinco com Covid-19 de uma semana para outra nas UTIs da macrorregião. No total, somam-se 29 internados por SRAG em UTI e 26 confirmados Covid-19 em UTI no último dia.

Como resultado, os indicadores de capacidade do sistema hospitalar na macrorregião foram agravados. O número de leitos de UTI livres baixou de 54 para 49, caindo a relação entre número de leitos livres para cada leito ocupado Covid-19. Esse indicador, portanto, passou da bandeira laranja para vermelha na macrorregião. A variação no número de leitos de UTI livres para atender a Covid-19 também apresentou redução, resultado que conferiu uma bandeira laranja ao indicador.

Puxaram a região para maiores restrições, ainda, os impactos do agravamento dos indicadores de Capacidade de Atendimento e de Mudança da Capacidade de Atendimento mensurados para o Estado, que obtiveram, respectivamente, bandeiras preta e vermelha na atual semana.

Publicidade

LEIA MAIS: Entenda como é a ocupação dos leitos de UTI na região

Prefeitura esperava manter bandeira laranja e já trabalha no recurso

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul não esperava a classificação de bandeira vermelha no Município, apresentada no mapa preliminar do distanciamento controlado, do governo do Estado. A cor indica risco alto, com relação à pandemia de Covid-19, e prevê fechamento de lojas e restrições mais duras às atividades econômicas.

Publicidade

“Estávamos aguardando manter a bandeira laranja, pois pela situação que o município se encontra hoje, entendemos que a situação está sob controle. Hoje (sexta-feira, 10), todos os pacientes que estão internados em Santa Cruz são de outras cidades”, avaliou o secretário municipal de Saúde, Giovani Alles.

Segundo ele, o recurso à classificação deve ser encaminhado ao governo do Estado já neste sábado – o prazo para o envio encerra no domingo pela manhã. “A Prefeitura já está trabalhando na elaboração do recurso, que devemos encaminhar ao Estado ainda neste sábado”, disse Alles.

Dos 13 municípios que integram a Região 28, referenciada por Santa Cruz no modelo estadual, oito podem manter as regras da bandeira laranja na próxima semana, mesmo que a bandeira vermelha seja confirmada. Isto porque eles se enquadram na “Regra 0-0”, do sistema, já que não tiveram registros de internações ou óbitos por Covid-19 nos últimos 14 dias. São eles: Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Passo do Sobrado, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde e Vera Cruz.

Publicidade

Com informações do Governo do Estado do RS

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.