Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Senai

VÍDEO: rompimento de rede causa estragos em Santa Cruz

Foto: Leandro Porto

Um grande vazamento chamou atenção de moradores e causou estragos em Santa Cruz do Sul na manhã deste domingo, 12. O rompimento de rede em dois pontos causou o problema: na esquina das ruas Amazonas e Castro Alves, no Bairro Senai, e na Rua Curupaiti.

Conforme os moradores, a situação teve início por volta das 6 horas, quando a água saía do calçamento com muita força. Os residentes entraram em contato com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), que chegou ao local e iniciou o conserto por volta das 8 horas.

Residências chegaram a ser invadidas pela água, que jorrava em abundância no local. Conforme a gerente local da Corsan, Rosângela Freitas dos Santos, foram rompidas duas adutoras de água bruta, de 300 milímetros.

Publicidade

O problema teria ocorrido com uma parada no primeiro recalque da companhia, em função de uma queda de energia. “Com a parada, é alterada a pressão na rede, o que chamamos de golpe de ariete. É a maior probabilidade de ter ocorrido”, disse.

Não há previsão de encerramento do conserto e, conforme Rosângela, praticamente toda a cidade deve ter o abastecimento alterado ao longo do dia. “Estamos operando só com 30% da nossa capacidade, devido à necessidade de desligamento da ETA [Estação de Tratamento de Água] e não temos previsão de retorno ainda”, informou a gerente.

Conforme ela, as equipes da companhia estão no local e o serviço ainda está na fase da localização do problema, para que depois inicie o conserto. “Nós tivemos esse comunicado, por volta das 6 horas através do nosso vigilante, que havia ocorrido um problema de queda de energia no primeiro recalque, os motores foram desligados. É uma medida de segurança para não queimar os motores.”

Segundo a gerente da Corsan, foi esse desligamento brusco que causou uma oscilação na rede, o que teria causado o rompimento. “Estamos ainda fazendo o levantamento de peças, por que são várias para fazer o conserto. Então não temos ainda uma previsão para terminar. Estamos aqui e vamos ficar até a conclusão”, observou.

Publicidade

Rompimento de rede causa estragos no bairro Senai. Corsan atua no local. Acompanhe:

Posted by Portal GAZ on Sunday, July 12, 2020

Morador do local, Fabio Guedes teve a casa invadida pela água. Ele contou à reportagem da Rádio Gazeta que foi acordado por um vizinho que percebeu o rompimento. “Quando eu acordei não deu mais tempo de tirar nada. Está tudo alagado dentro de casa. O carro também não consegui tirar, está cheio de água”, lamentou.

Ainda segundo Guedes, esta deve ser a quarta vez que um rompimento de rede ocorre no local, mas é a primeira ocasião em que a água invade a moradia. “Está terrível. O problema é que desde às 6 horas estamos tentando ligar pra Corsan e ninguém vem. Eles chegaram às 8 horas. Aí eles estão de brincadeira com a gente. Isso é incrível!”, reclamou.

Publicidade

Embora pátios de outras residências tenham sido atingidos, apenas a da família de Guedes ficou alagada. Itens como armários, camas e a geladeira foram avariados.

Segundo Rosângela, já foi realizado o levantamento de danos na residência invadida pela água. “Já acertamos com o morador pra tomar uma providência”, explicou.

LEIA TAMBÉM: Quem ficar sem água por mais de 12 horas poderá ser ressarcido pela Corsan

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.